Asset Publisher Asset Publisher

“As Meninas e Mulheres, a Tradição e o Islão” - Líderes religiosos reunidos em debate

Imagem em Destaque
“As Meninas e Mulheres, a Tradição e o Islão” - Líderes religiosos reunidos em debate
As experiências e perspetivas acerca dos direitos humanos das meninas e mulheres no contexto do Islão, assim como a erradicação da Mutilação Genital Feminina (MGF) e de outras práticas tradicionais nefastas, marcaram a Conferência Internacional com Lideranças Religiosas: “As Meninas e Mulheres, a Tradição e o Islão”, realizada no dia 13 de abril, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a igualdade, Rosa Monteiro.
A iniciativa, promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, organizada pelo ACM e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a associação P&D Factor, contou com a participação do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, da Presidente da CIG, Teresa Fragoso,  e do Vice-Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Mohamed Abed. O Vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, interveio, em conjunto com a Secretária de Estado, na Sessão de Abertura deste evento.
O evento reuniu vários líderes religiosos ativos na Guiné-Bissau e em Portugal, bem como representantes da Comunidade Islâmica de Lisboa, da Fundação Islâmica de Palmela, do Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas da Guiné-Bissau e de várias instituições públicas e organizações não-governamentais.
A Sessão de Abertura da Conferênia
A importância do diálogo com Instituições religiosas
O diálogo com as instituições religiosas é, para a Secretária de Estado, “uma via para a promoção da igualdade de género”. Rosa Monteiro destacou, a este nível, a ação “das lideranças muçulmanas de países onde a mutilação genital feminina, apesar de proibida, ainda continua a realizar-se, neste trabalho de prevenção e combate às práticas tradicionais nefastas”.
Promoção de uma “intervenção cada vez mais integrada e qualificada”
Num contexto em que “existe ainda um grande desconhecimento acerca das consequências que uma prática como a MGF tem para a saúde física, psicológica e sexual das mulheres a ela submetidas, bem como Preconceitos e tabus em torno das práticas tradicionais nefastas e do mal que causam às meninas e mulheres”, a Secretária de Estado reafirmou o empenho do Governo nesta causa através de iniciativas várias, designadamente: o Projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina”, lançado em novembro de 2018, para capacitar profissionais e trabalhar com as comunidades; a Campanha "Não Corte o Futuro!", lançada a 6 de fevereiro, com o intuito de alertar para as consequências da MGF no bem-estar de meninas e mulheres;  a criação da Apoio Financeiro a Projetos de Prevenção e Combate à Mutilação Genital Feminina que, pela primeira vez, apoia projetos em parceria com serviços públicos. Ações concretas, que assentam numa “lógica de intervenção cada vez mais integrada e qualificada”.
“Confrontar as famílias para mudar mentalidades”
Mahomed Abed salientou que a MGF  “é uma preocupação de todos/as” e que , nesta questão, “a educação é extremamente importante”. Para o Vice-presidente da Comunidade Islâmica, é crucial “confrontar a família, os pais e os avós” para conseguir “mudar mentalidades”. Sem esta mudança fulcral “não iremos a lado nenhum”.
Este é um “desafio para todos e para cada um de nós”. Para Mahomed Abed, há que trazer o debate sobre esta prática nefasta para junto das famílias: “tentar chamá-las, ouvi-las e responsabilizá-las!”. “A comunidade islâmica está disponível para apoiar esta iniciativa, este desafio”, sublinhou ainda.
“O Islão não defende a MGF”
No painel dedicado ao “Contexto” desta temática, moderado pelo Alto-Comissário para as Migrações,  o Presidente da Liga de Sábios Muçulmanos, Malem Djassi, confirmou “a disponibilidade do Islão para apoiar esta causa”, sendo urgente “desmistificar o que se diz sobre o Islão e sobre esta prática em particular”.  “O Islão não defende a MGF”, realçou Malem.  Além “da MGF não ser mencionada nos livros sagrados, antes da religião, a prática já existia”. “A MGF é crime!”, concluiu.
Fatumata Djau Baldé, Presidente do Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas da guinés-Bissau,  defendeu, por sua vez, a existência de“ políticas públicas”, sendo agora necessário “ir para o terreno pô-las em prática”.
Mariama Seidi Dias, da Associação dos Filhos e Amigos de Farim,  afirmou que, no combate a esta prática, “existem muitos ativistas com vontade de trabalhar. Temos de ser também nós a apoiar a luta!”.
O Islão e os Direitos Humanos das Meninas e Mulheres
O debate prosseguiu com Mamadú Embaló, da Liga de Sábios Muçulmanos, Adbullah Seedat, Vice-Presidente da Fundação islâmica de Palmela, e Sadia Ahmed, Documentarista/Ativista, numa conversa moderada  por Mariana Vital  da Universidade Lusófona, Departamento de Ciências das religiões.
No painel de debate “Desafios e Tendências Emergentes”, moderado pela líder da CIG, intervieram  Aissatu Camará, Presidente da Rede Nacional de Ex- Fanatecas, da Guiné-Bissau, Manuela Augusto, Conselheira Local para a Igualdade, da autarquia de Sintra, e Manuel Abrantes, do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
“(…)Pensar de forma criativa para sermos solidários no combate à MGF”
A encerrar o debate, a Vogal do ACM sublinhou a participação e a partilha de experiências nesta iniciativa, que permitiu “fazer eco das palavras e pensar de forma criativa para sermos solidários no combate à MGF e outras práticas nefastas”. “Este é um trabalho que tem que continuar a ser feito”,  adiantou ainda Romualda Fernandes.
Prevenir e combater práticas como a mutilação genital feminina e os casamentos infantis, precoces e forçados é um dos objetivos estratégicos do Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica 2018-2021, aprovado em março de 2018 como parte integrante da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.