Asset Publisher Asset Publisher

Coop4Int: Apresentação dos dados preliminares do 1.º Inquérito à População Estrangeira e Imigrante em Cabo Verde

Imagem em Destaque
Coop4Int: Apresentação dos dados preliminares do 1.º Inquérito à População Estrangeira e Imigrante em Cabo Verde

22/12/2022

Foram apresentados, esta terça-feira, dia 19 de dezembro de 2022, os dados preliminares do 1.º Inquérito à População Estrangeira e Imigrante (IPEI) residente em Cabo Verde, numa iniciativa que decorreu no Palácio do Governo de Cabo Verde, por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes. 

A sessão contou com a participação do Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, da Presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI) de Cabo Verde, Carmem Barros Furtado, e do Vice-Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, Fernando Rocha.

O Inquérito foi realizado pela Alta Autoridade para a Imigração (AAI) em conjunto com o INE de Cabo Verde, no âmbito das medidas do projeto Coop4Int, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno da imigração em naquele país e garantir a produção de estatísticas oficiais. A divulgação do relatório final do inquérito está prevista para o início do ano 2023.

O IPEI visa traçar um diagnóstico mais completo e atualizado dos estrangeiros e imigrantes em Cabo Verde. Os dados qualitativos e quantitativos visam facilitar a monitorização dos fluxos e a compreensão das tendências e influências entre os diferentes processos de migração. Os dados preliminares apresentados incidiram sobre alguns dos vários indicadores e preocupações a considerar, designadamente a caracterização sociodemográfica dos estrangeiros e imigrantes residentes, a sua situação perante a atividade económica, o enquadramento no sistema de ensino, o estatuto de permanência, a perceção e incidência da discriminação e perspetivas futuras quanto à sua permanência no país. 

A aplicação do inquérito e consequente recolha de dados no terreno, em todo o território nacional de Cabo Verde, decorreu de agosto a setembro de 2022 e baseou-se numa amostra de 3025 agregados familiares. Os dados preliminares revelam que o número de pessoas estrangeiras ou imigrantes corresponde a 2,2% da população total de Cabo Verde.  Considerando a nacionalidade, aferiu-se que 60,5% dessas pessoas são nacionais de países da região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 17,6% são europeias, essencialmente portuguesas, 8,6 % são americanas, 8 % de países africanos não pertencentes à CEDEAO e 4,9% são provenientes da Ásia. 

O Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde é um projeto que tem como objetivo reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre Portugal e Cabo Verde. Este projeto, que iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, tem como parceiros a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD - International centre for Migration Policy Development, através da Migration Partnership Facility (MPF).


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.