Asset Publisher Asset Publisher

Coop4int: Semana de Imersão em Portugal

Imagem em Destaque
Coop4int: Semana de Imersão em Portugal

03.10.2023

No âmbito do projeto Coop4Int, decorreu entre os dias 25 e 29 de setembro, a Semana de Imersão, uma iniciativa enquadrada na ação de capacitação “Educação e Formação em Empreendedorismo”, dirigida às autoridades cabo-verdianas, nacionais e locais, organizações da sociedade civil de Cabo Verde e Portugal, e ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM), na gestão legal de integração da migração.

A iniciativa, organizada em colaboração entre o ACM, a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), reuniu representantes do IEFP de Cabo Verde, da Câmara do Turismo, da AAI, da Pró Empresa, da SOLMI Cooperativa, Gestão e Promoção de Consultoria, da Morabi Cooperativa e do ACM em atividades desenvolvidas em Bragança, Chaves, Lisboa e Sintra, dando a conhecer projetos e inovações empreendedoras, numa perspetiva de partilha de conhecimentos.

A comitiva participou numa sessão de apresentação das atividades de apoio à criação de negócios desenvolvidas pelo ACM, com especial destaque para o Projeto Promoção do Empreendedorismo Migrante (PEI), tendo sido acolhida pelo Presidente do Conselho Diretivo do ACM, em regime de substituição, José Reis. A deslocação ao ACM incluiu ainda uma visita ao Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) Lisboa, conduzida pela Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Migrantes (NAIM), Ana Couteiro.

Durante esta semana, a delegação visitou também o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), tendo sido recebida pelo Presidente Orlando Rodrigues, o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CEDRI), a Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), o Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, o centro histórico de Bragança, a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (AquaValor), as Termas de Chaves e a fábrica da Água das Pedras Salgadas, assim como reuniu com os membros do projeto Inclusion4all. A comitiva participou igualmente no evento Digital with Purpose Global Summit 2023, em Lisboa, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e realizou uma visita histórica à cidade.

O Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde é um projeto que tem como objetivo reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre Portugal e Cabo Verde. Este projeto, que iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, tem como parceiros a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD - International centre for Migration Policy Development, através da Migration Partnership Facility (MPF).


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.