Asset Publisher Asset Publisher

Cursos de Apoio à Criação de Negócios PEI - Empreendedores migrantes apresentam os seus negócios

Imagem em Destaque
Cursos de Apoio à Criação de Negócios PEI - Empreendedores migrantes apresentam os seus negócios
A janela Intercultural do CNAIM de Lisboa acolheu, nos dias 11 e 12 de abril, mais uma POP UP Store de empreendedorismo migrante, a assinalar o final dos cursos de Apoio à Criação de Negócios no âmbito do Projeto de Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI). Dois dias marcados pelo dinamismo empresarial, em que 4 empreendedores migrantes apresentaram ao público os seus projetos de negócio.
A comprovar o talento e capacidade empresarial nesta Pop Up Store, estiveram Beatrice Meduza e Fernando Povoas, com o Tiramisu original italiano “La Medusa”, Jorge Bali e Noemi Vivas, com os seus “Cremes Alimentares”, Márcia Braga, com os “Brigadeiros Criativos”; e ainda Paulo Fraga, e os seus produtos naturais para barba - "Os Bárbaros".
Histórias de talento, resiliência e empreendedorismo
Beatrice e Fernando são italianos. Juntos frequentaram o curso no PEI e, ao longo das sessões, conseguiram dar os passos fundamentais ao desenvolvimento do seu negócio, quer ao nível da produção, quer na parte da divulgação e venda. Neste momento, numa lógica de business to business, vendem o seu produto, em regime fixo, para 5 restaurantes em Lisboa.
Paulo Fraga é de nacionalidade brasileira e foi através do PEI que conseguiu recuperar e reabrir o seu negócio de venda de produtos naturais para o cuidado da barba, reestruturando a sua ideia de negócio, agora focada nas vendas online e em produtos premium.
Jorge Bali e Noemi Vivas são venezuelanos e, após os conhecimentos adquiridos ao longo do curso PEI, conseguiram implementar a sua ideia de negócio: confecionar cremes alimentares para pão e tostas. Antes de frequentarem este curso, estavam com dificuldades em avançar com as questões relativas à conservação dos produtos, a par do seu enquadramento legal, packaging e distribuição, Hoje, adaptaram os produtos a uma preservação natural e já passaram para as fases de testes de mercado e desenvolvimento da embalagem final.
Com um talento natural para a doçaria, Márcia Braga estava “um pouco desanimada com o futuro” quando veio ter com os especialistas do PEI. Limitações ultrapassadas. Os seus brigadeiros e salgados brasileiros deram de imediato nas vistas e com o avançar do curso, Márcia melhorou as suas competências de gestão, aproveitando cada sessão para testar os doces que já fazia. Vendeu, ganhou confiança e capacidade comercial. Hoje, está preparada para ter o seu negócio.    
Sessão final de projetos empreendedores
Todos os anos cerca de 200 empreendedores/as frequentam os cursos de Apoio à Criação de Negócios, no âmbito do Projeto de Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI) e das atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante, do ACM.
Este ano, em que se celebram os 10 anos de atividade do PEI, já foram concluídos dois cursos PEI, que culminaram dias 12 e 13 de abril, a par da realização desta Pop UP Store, com a sessão final de projetos empreendedores, apresentados  a um júri composto por um conjunto de especialistas desta área, preparados para dar o seu parecer sobre a viabilidade das ideias de negócio.
Finalizados estes cursos, está já a iniciar um outro, desta vez a decorrer no CNAIM do Norte.
      

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.