Asset Publisher Asset Publisher

Dia Internacional da Fraternidade Humana: Comunicado GT DIR

Imagem em Destaque
Dia Internacional da Fraternidade Humana: Comunicado GT DIR
Neste Dia Internacional da Fraternidade Humana, 4 de fevereiro, partilhamos o Comunicado do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (GT DIR), que o assinala e celebra também para “promoção da liberdade religiosa, do diálogo e do bom entendimento entre comunidades e tradições religiosas, com o objetivo de uma convivência harmoniosa e paz sustentável”.
"Comunicado
O Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (GT DIR), dinamizado pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), assinala a proclamação pela Organização das Nações Unidas (ONU) do dia 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana, este ano comemorado pela primeira vez, e também a Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa (1 a 7 de fevereiro), celebrada em Portugal desde 2011.
Um pouco por todo o mundo decorrem ações de promoção da liberdade religiosa, do diálogo e do bom entendimento entre comunidades e tradições religiosas, com o objetivo de uma convivência harmoniosa e paz sustentável.
Em Portugal, tal percurso tem vindo a ser assumido, entre outros, pelo Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso, ao qual se deve a organização dos congressos “Cidadania e Religião” e “Cuidar do Outro”, assim como do encontro inter-religioso anual de jovens MEET IR, para além de reuniões mensais informais desde a sua génese. Pela organização dessas iniciativas e a partilha de experiências, o Grupo procura dar visibilidade:
• Ao fenómeno religioso como espaço de vivência de cidadania, tolerância e entendimento;
• Às comunidades religiosas, pequenas ou grandes, reconhecidas em Portugal;
• Ao diálogo inter-religioso que se pratica entre nós;
• Ao serviço que as comunidades religiosas prestam tanto pelas redes de solidariedade que promovem como pela capacidade manifesta de integrarem cidadãos migrantes.
Este percurso e estas iniciativas são fruto de um quadro constitucional e legal que favorece o ambiente religioso, a que as comunidades correspondem com uma ação de diálogo entre si, de atividade conjunta e de abertura à sociedade comum.
Do GT DIR fazem parte as seguintes confissões religiosas: Aliança Evangélica Portuguesa, Associação Internacional Buddha's Light de Lisboa, Comunidade Bahá’í de Portugal, Comunidade Hindu de Lisboa, Comunidade Islâmica de Lisboa, Comunidade Muçulmana Ismaili, Comunidade Israelita de Lisboa, Igreja Católica Apostólica Romana (Patriarcado de Lisboa), Igreja Presbiteriana de Portugal, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Portugal (Mórmons), Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), União Budista Portuguesa, União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia e o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa de Constantinopla).
Em 2021 daremos continuidade a este saudável diálogo.
Lisboa, 4 de fevereiro de 2021,
O Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso (GT DIR)"

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.