Asset Publisher Asset Publisher

Dia Internacional dos Ciganos – ACM e Associação de Mediadores Ciganos de Portugal assinam Protocolo de Colaboração

Imagem em Destaque
Dia Internacional dos Ciganos – ACM e Associação de Mediadores Ciganos de Portugal assinam Protocolo de Colaboração
As comemorações do Dia Internacional dos Ciganos ficam, este ano, assinaladas pelo estabelecimento de um Protocolo de Cooperação entre o ACM e a Associação de Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC). O documento foi assinado, no dia 8 de abril, na Casa da Cultura de Beja, num momento representativo da “unidade na diversidade”.
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e o presidente da AMEC, Prudêncio Canhoto, firmaram o Acordo, em presença do Coordenador do Núcleo Distrital de Beja da EAPN – Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, João Martins, do Vereador da Câmara Municipal de Beja, Manuel de Oliveira, e da Diretora do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) de Beja, Helena Barreto. O momento contou também com a presença da comunidade cigana, que aderiu em peso às festividades alusivas à efeméride.
O programa comemorativo incluiu a realização de um pequeno Mercado participado, uma Feira do Livro reutilizado, uma exposição de fotografia subordinada ao tema “comunidades ciganas” e ainda uma exposição de livros temáticos referentes à temática. A ocasião foi também palco de uma demonstração musical da cultura cigana  
Integração na Diversidade
O Alto-comissário não deixou de manifestar o “orgulho de podermos dialogar, em pé de igualdade, com as associações ciganas”, salientando a importância da diversidade para o nosso país: "os portugueses resultam de uma mistura de culturas (...) temos um legado de diversidade"
Diversidade e Integração não podem estar dissociadas: “é possível viver na diversidade e, ao mesmo tempo, perfeitamente integrados nas sociedades de acolhimento”, considera Pedro Calado, sublinhando a necessidade de transformação da sociedade portuguesa. Neste processo de mudança, “as comunidades ciganas têm que se adaptar e é possível caminharmos juntos nesta transformação mútua”, acrescentou o Alto-comissário.
Preservação da identidade na Integração
“A comunidade cigana, que é um exemplo de união familiar, muito tem para dar à sociedade e pode fazê-lo preservando a sua identidade”, afirmou o Coordenador do Núcleo Distrital de Beja da EAPN – Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza.
João  Martins apontou, na ocasião, os fatores cruciais neste processo de conviver com a diversidade: “O Respeito mútuo, a Educação, a Identidade e os Direitos e Deveres são fundamentais para uma perfeita integração. O papel da Educação é essencial e já temos aqui exemplos de jovens a frequentar o ensino superior e que não perderam o seu referencial, a sua identidade”, destacou o responsável.
A riqueza na Diferença
Num país multicultural, “a diferença é aquilo que nos enriquece”, observou a Diretora do CDSS de Beja. Helena Barreto elogiou o trabalho que tem sido realizado nesta zona de intervenção: “temos um trabalho reconhecido, há jovens ciganos da faculdade e perfeitamente integrados, muitas famílias organizadas (…)". "Muito tem sido feito, mas muito há ainda por fazer (…) precisamos de ser cada vez mais humanos e este encontro representa, acima de tudo, a defesa dos direitos humanos”, declarou.
A encerrar o encontro, Prudêncio Canhoto apresentou a AMEC e Carlos Nobre, Coordenador do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas, do ACM, apresentou a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC).

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.