Dia Nacional e Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial | NAW-RÚZ | Shakyamuni

21 Mar 2023

Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial

No dia 26 de abril de 2018, o Parlamento aprovou, por unanimidade, a consagração de 21 de março como o Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial, conferindo uma maior visibilidade a um tema de superior importância num Estado de Direito Democrático que não se coaduna com qualquer forma de discriminação racial ou étnica.

No debate em plenário, todos os grupos parlamentares manifestaram apoio à iniciativa, admitindo que a luta contra o racismo e a discriminação racial é uma necessidade no país, e reiterando o compromisso do Governo neste matéria.

Fonte: Diário da República

Data fixa

Origem: Assembleia da República

 

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

A 21 de março assinala-se também o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. A efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1969, em memória do Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960.

Nesta data tem início a Semana de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial, que se prolonga até ao dia 27 de março. Durante este período, são promovidas várias iniciativas e eventos nas Nações Unidas, com o objetivo de propor e encontrar soluções para combater a discriminação racial e promover a igualdade. [Confirmar se a semana se mantém em 2023]

Fonte: ONU

Data fixa

Origem: ONU

 

NAW-RÚZ

(ANO NOVO 180)

Com o Equinócio da primavera tem início o Novo Ano Bahá’í.

Fonte: Calendário Celebração do Tempo 2023, Ed. Paulinas

Data fixa

Origem: Fé Bahá’í

 

Shakyamuni

(LN)

Neste 30.º dia do mês 12, o empenho está na preparação de alimentos agradáveis no acolhimento do novo ano que vai entrar.

Fonte: Calendário Celebração do Tempo 2023, Ed. Paulinas

Data móvel

Origem: Budismo