Asset Publisher Asset Publisher

Encontro Anual do Programa Mentores para Migrantes 2018

Imagem em Destaque
Encontro Anual do Programa Mentores para Migrantes 2018
O Alto Comissariado para as Migrações, I.P., organizou, no dia 19 de novembro, o Encontro Anual de Mentores, que teve lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, onde 12 voluntários/as do Programa Mentores para Migrantes foram distinguidos/as, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, I.P., Romualda Fernandes, e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas.
Pelo seu contributo à iniciativa de voluntariado promovida desde 2014 por este Instituto, os/as mentores/as Alexandre Teixeira, Inês Silva, Maria Eugénia Pires e Susana Militão – por via da parceria com o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa; Nuno do Carmo, Zita Medeiros – parceria com o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes Norte; Ana Carina Salvado e José João Canavilhas – parceria com a Câmara Municipal de Lisboa; Carlos Reis e Maria do Rosário Pinheiro – parceria com a AKTO | Direitos Humanos e Cidadania; e Sónia Brito e Uli Figueiredo – parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, foram galardoados/as com o certificado “Mentor/a Campeão/ã do Ano”.
“Trabalho em rede, competências e disponibilidade cívica”
Numa ótica de mobilização de recursos sem “grande necessidade de investimento ou financiamento público”, este programa de voluntariado tem vindo a “reforçar o capital social das comunidades e regiões, apostando precisamente nesta disponibilidade para uma intervenção cívica”, referiu a Secretária de Estado, durante a cerimónia de abertura.
“Cada pessoa [migrante ou refugiada] transporta consigo um mundo e uma trajetória, bem como um conjunto de problemáticas e problemas específicos. Este tipo de intervenção [por via de mentorias] – além das políticas públicas macro – permite uma atuação onde se descobre a singularidade de cada situação. E esse é o desafio nesta área” da integração, sublinha.
Voluntariado e participação cívica como exercício dos Direitos Humanos
Durante o Encontro Anual, o debate esteve centrado na relação da temática das migrações e a promoção dos Direitos Humanos, com intervenção a cargo da investigadora Ana Filipa Neves, do Centro de Direitos Humanos de Coimbra, de Célia Franco, Diretora da Escola Profissional de Torredeita, no concelho de Viseu, e moderação de Emília Coutinho, Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde de Viseu.
Programa atinge 1.000 mentores/as em 2018
Em 2018, o Programa Mentores para Migrantes superou a fasquia de 1.000 voluntários/as, disponíveis a participar em processos de mentoria com pessoas migrantes ou refugiadas. “São homens e, sobretudo, mulheres que querem levar mais longe o acolhimento dos migrantes em Portugal. Pessoas disponíveis a partilhar os seus conhecimentos, redes de contactos e todas as informações disponíveis sobre a nossa sociedade a quem acabou de chegar e que, por isso, deixou as suas redes nos países de origem”, frisou Romualda Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo do ACM, I.P.
Na mensagem final, a palavra foi de reconhecimento aos/às mentores/as e às 58 entidades parceiras, maioritariamente autarquias, ONG e estabelecimentos de ensino, numa rede que permitiu, em quatro anos, alcançar 700 pessoas mentoradas em 14 distritos nacionais. Um registo crescente no número de parcerias efetivas, que este ano contou com o alargamento deste Programa a alunos/as ciganos/as beneficiários/as do OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação, promovido pelo Programa Escolhas, em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.