Asset Publisher Asset Publisher

Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural inaugurado no Fundão

Imagem em Destaque
Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural inaugurado no Fundão
A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, inaugurou esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, o Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural, no Fundão, concelho do distrito de Castelo Branco que, em setembro de 2018, recebeu 19 pessoas refugiadas resgatadas no Mediterrâneo pelo navio Aquarius.
Acompanhada pela Secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, Rosa Monteiro, e pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, a ministra teve oportunidade de conhecer de perto a forma como está a ser implementado o programa de integração, realizado em colaboração com diversas entidades, e que já produziu resultados positivos: as 18 pessoas refugiadas acolhidas no Fundão (uma delas decidiu ir para outro país) estão já todas inseridas no mercado de trabalho.
“Para este problema global, Portugal tem procurado dar uma resposta de proximidade”, referiu a Ministra, elogiando “estes bons resultados do acolhimento e integração”. O presidente do município, Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, realçou “a mobilização natural e proativa em torno da inclusão e integração socioprofissional”.
A Ministra visitou ainda duas das empresas que deram emprego a estas pessoas, a PSP Eletricidade e Twintex, inaugurou o Espaço Empresa, um dos primeiros 20 criados a nível nacional, a funcionar como um Balcão do Cidadão que integra todas as respostas destinadas a empresas, e o novo Balcão Único Municipal. O programa incluiu ainda uma visita à Academia de Código, no Casino Fundanense, momento em que a Maria Manuel Leitão Marques falou com vários/as participantes e sublinhou a importância da literação financeira e da inclusão digital para uma plena integração no mercado de trabalho.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.