Asset Publisher Asset Publisher

III Congresso Internacional da RESMI

Imagem em Destaque
III Congresso Internacional da RESMI
O III Congresso Internacional da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI) decorreu nos dias 21 e 22 de outubro, em formato on-line, sob o tema “Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento”. A sessão de abertura contou com a participação da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.
Os trabalhos submetidos à terceira edição deste Congresso focaram-se em quatro eixos principais dentro da temática da mediação intercultural, designadamente a educação e cidadania, a coesão territorial, a saúde e, ainda, os desafios.
Foram realizadas três conferências plenárias, que contaram com a intervenção de Miquel Fernández González, da Universidade Autónoma de Barcelona, de Michèle Guillaume-Hofnung, do Institut de Médiation Guillaume-Hofnung (IMGH) e de Rosa Madeira, da Universidade de Aveiro. O programa incluiu também duas mesas redondas, dois workshops e 29 comunicações livres, que decorreram em três sessões paralelas.
Esta iniciativa foi organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Universidade de Aveiro, em parceria com vários membros da RESMI, e financiada por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT).
A RESMI é um projeto do ACM que surgiu em 2015 através da assinatura de uma Carta de Compromisso pelos representantes de 23 entidades do ensino superior. Atualmente, a rede é composta por 32 instituições de ensino superior, da rede pública e privada, e tem como objetivo congregar esforços e interesses para aprofundar as questões do conhecimento e das práticas de mediação intercultural, potenciando sinergias nas áreas da formação, investigação e consultoria dos projetos implementados no terreno pelos parceiros do ACM.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.