Asset Publisher Asset Publisher

3.ª edição OPRE - Jovens bolseiros/as reunidos/as em 1.º Encontro

Imagem em Destaque
3.ª edição OPRE - Jovens bolseiros/as reunidos/as em 1.º Encontro
Os/As jovens bolseiros/as da 3.ª Edição do OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação, ano letivo 2018/2019, estão reunidos este sábado, dia 25 de maio, para o 1.º Encontro no âmbito deste Programa de Capacitação, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, e da Presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano, que entregarão os Certificados de Bolsa aos/às estudantes.
Este 1.º Encontro contou ainda, com as presenças da Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização, do ACM, Luísa Ferreira Malhó, do Vice-presidente da Associação Letras Nómadas, Bruno Gonçalves, acompanhado de 2 Mediadoras desta associação, Noel Gouveia e Marisa Oliveira.
Contribuir para que os/as participantes fiquem a conhecer, de forma mais consolidada, os seus direitos e deveres enquanto bolseiros OPRE, bem como estimular, dentro do grupo, a interação e partilha de opiniões e sugestões sobre temas e assuntos diversificados, são os objetivos centrais deste 1.º Encontro. É, neste sentido, um momento de reforço do vínculo com os objetivos do Programa e com o grupo, de exploração e gestão das expetativas relativamente ao OPRE e, acima de tudo, de promoção da coesão grupal.
O regulamento desta 3.ª edição OPRE previa a possibilidade de atribuição de 40 Bolsas de Estudo. Num quadro, em que foram submetidas 33 candidaturas, foram aprovadas 32. Os/as 32 estudantes apoiados/as, 16 rapazes e 16 raparigas, são oriundos de 18 concelhos do país, localizados no Norte (12), Centro (11), Lisboa (6), Alentejo (1) e Algarve (2), com uma média de idades de 26 anos.
A grande maioria está a frequentar ciclos de licenciatura ou mestrado (25 bolseiros/as), 2 estudantes frequentam Unidades Curriculares Isoladas constantes de cursos e ciclos de estudos do ensino superior e 5 bolseiros/as estão inseridos/as em Cursos Técnicos Superiores Profissionais/CET.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.