Asset Publisher Asset Publisher

Mobilidade e integração social para jovens descendentes de imigrantes

Imagem em Destaque
Mobilidade e integração social para jovens descendentes de imigrantes
ACM, Movijovem e IPDJ assinam hoje protocolo de parceria
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através do Programa Escolhas (ACM), a Associação Movijovem e  o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinaram hoje, dia 23 de Junho, na sede do Projeto ”+XL E5-G”, no Centro Sociocultural de Santo António, em Almada, um protocolo no âmbito da mobilidade e integração social para jovens descendentes de imigrantes.
Este protocolo tem como objetivos centrais atuar ao nível da dinamização do intercâmbio e mobilidade juvenil, bem como da integração social de crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos vulneráveis.
As entidades envolvidas nesta parceria pretendem também com este protocolo de colaboração, intervir ao nível da promoção do contacto com o património arquitetónico, histórico e cultural de Portugal Continental.
A cerimónia contou com as presenças do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, e do Presidente da MoviJovem, Ricardo Araújo.
Estes responsáveis fizeram questão de visitar as instalações deste projeto, acompanhados por Gonçalo Costa, coordenador do ”+XL E5-G”, Maria João Velez, membro da Direção da Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro (ASDL) – a entidade promotora e gestora deste projeto “Escolhas” – e por Vítor Coelho, Vogal desta associação.
 
Conhecer o país para uma melhor integração
 
Este programa, dirigido aos jovens descendentes de imigrantes que tenham adquirido ou venham a adquirir a nacionalidade portuguesa, pretende investir esforços no sentido de reforçar os laços destes a Portugal, através do acesso ao alojamento proporcionado pelas diversas Pousadas de Juventude constituintes da Rede Continental de Turismo Juvenil.
A ideia central é, desta forma, proporcionar um maior conhecimento do país para consolidar a ligação destes jovens a Portugal e, em consequência, contribuir para uma melhor integração na sociedade.

“Todos ficamos a ganhar”
 
Ao abrigo do Programa “Escolhas” - um dos programas de destaque do ACM, centrado na inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais desprotegidos – este protocolo prevê também condições especiais de utilização das Pousadas.
A Movijovem vai, assim, conceder até 500 estadias, em unidades inseridas nesta Rede de Turismo. “Temos Pousadas em locais magníficos e esta é uma forma destes jovens poderem conhecer melhor o país em que vivem e com ele se identificarem”, refere o secretário de Estado do Desporto.
Emídio Guerreiro acrescenta ainda: “quando há boas ideias, há que avançar com elas e, muitas vezes, um bom trabalho só faz sentido quando é feito em parceria. Assim, todos ficamos a ganhar”.
 
“Uma parceria feliz”
 
O secretário de Estado Adjunto, por sua vez, considera ser esta uma “parceria feliz”. Pedro Lomba considera ser “um dever de todos” o de “suscitar e estimular a curiosidade dos jovens pela cultura do país”.
“Esta parceria é um passo importante para desenvolver essa curiosidade em jovens que, sendo filhos de imigrantes, já nasceram em Portugal e, nessa situação, torna-se premente um melhor conhecimento da cultura e da história do país, sendo este um fator essencial para uma melhor inserção”, sublinha o responsável.
A ocasião contou ainda com um momento de dança proporcionado por um grupo de jovens acompanhados pelo projeto ”+XL E5-G”.
 
”+XL E5-G”  - Mais de 300 famílias apoiadas
 
Destaque-se que este projeto do Programa “Escolhas” presta, atualmente, apoio a mais de 300 famílias, desempenhando um importante papel sobretudo para a população do Laranjeiro e Feijó, que ali podem ter acesso ao apoio escolar, à internet e a cursos de TIC, bem como a diversas atividades de lazer e convívio.
“Um espaço de lazer, mas também de desenvolvimento de competências”, assegura o coordenador do projeto, que pretende ser também um local de resposta para eventuais problemas familiares.

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.