Asset Publisher Asset Publisher

PPUE 2021: ACM preside a reunião do Grupo de Trabalho IMEX/Integração

Imagem em Destaque
PPUE 2021: ACM preside a reunião do Grupo de Trabalho IMEX/Integração
Realizou-se esta terça-feira, dia 18 de maio, a segunda e última reunião, deste semestre, do Grupo de Trabalho IMEX, na área da Integração. Presidido pela Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) 2021, o encontro contou com a presença de representantes de todos os Estados-Membros.
O empenho da Presidência Portuguesa em colocar as questões da Integração de pessoas migrantes e refugiadas na Agenda Europeia, numa discussão a vários níveis, assim como o non-paper, preparado pela Presidência, sintetizando todos os passos dados ao longo deste semestre, mereceram o agradecimento e a nota positiva de várias Delegações.
A reunião teve início com uma apresentação, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), dedicada a alguns pontos relevantes sobre a integração das crianças e jovens descendentes de migrantes, nomeadamente a aprendizagem, o ensino da língua, questões de discriminação e a necessidade de um trabalho holístico.
A OCDE destacou o Programa Escolhas, integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), como uma das boas-práticas que, na União Europeia, auxiliam a transição da escola para o mercado de trabalho de jovens descendentes de migrantes, contribuindo, desta forma, para a sua integração.
Uma parte substantiva da reunião foi destinada à exposição, por parte da Comissão Europeia, do próximo pacote de fundos comunitários de apoio às questões da integração, como o Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), o Fundo Social Europeu + (FSE +) e o Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).
O encontro incluiu ainda uma troca de experiências sobre os principais desenvolvimentos na área da integração realizados pelos Estados-Membros nos últimos meses. Neste contexto, Portugal realçou a importância da iniciativa “Português como Língua de Acolhimento”, o trabalho desenvolvido em conjunto com os parceiros locais (Municípios, Associações e Universidades), que levaram à recente inauguração do 117.º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), bem como a relevância destas parcerias locais no combate à pandemia.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.