Asset Publisher Asset Publisher

Presidente da República recebeu jovens OPRE

Imagem em Destaque
Presidente da República recebeu jovens OPRE
O Presidente da República recebeu, em audiência no Palácio de Belém, os/as jovens participantes no Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), na tarde de terça-feira, dia 5 de dezembro. Concluindo que "não se podem generalizar juízos em relação a certas comunidades", como não se pode "generalizar a intolerância", o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa encorajou os/as jovens a continuarem “a fazer a diferença”.
Neste encontro, em que foi salientada a importância do OPRE para a inclusão de jovens ciganos/as e da integração das comunidades ciganas pela Educação, estiveram também presentes a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó e os pioneiros do Programa OPRE, Olga Mariano e Bruno Gonçalves.
Depois de um diálogo com alguns dos/das jovens presentes, o Presidente da República encerrou o encontro com uma mensagem de apoio, relembrando que o papel destes jovens é fundamental “porque estão ao mesmo tempo a ser atores de mudança na vossa comunidade e na comunidade geral”. “A vossa luta é uma luta de todos os dias, de fazer a diferença”, partilhando o conhecimento e mudando mentalidades, concluiu.
Antes, a audiência teve início com a intervenção da Secretária de Estado, que fez um enquadramento do Programa OPRE, a que se seguiu os testemunhos dos dois jovens bolseiros do OPRE, Teresa Vieira e Francisco Azul. Ao presente que recebeu (uma fotografia do grupo de jovens OPRE), o Presidente da República retribuiu, no final da audiência, com um convite para uma nova fotografia.
O Programa OPRE é promovido pelo ACM, através do Programa Escolhas, em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, e atribui bolsas de estudo universitárias, bem como um conjunto de medidas de formação, tutoria e acompanhamento de jovens bolseiros/as das comunidades ciganas e respetivas famílias.
Na 2.ª edição, o OPRE atribuiu 32 Bolsas de Estudos a jovens da comunidade cigana, assinalando assim uma evolução em relação à 1.ª edição do Programa, que alcançou 25 jovens.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.