Asset Publisher Asset Publisher

Programa de Apoio em Parceria | Interculturalidade (Abre brevemente)

Imagem em Destaque
Programa de Apoio em Parceria | Interculturalidade (Abre brevemente)
O Programa de Apoio em Parceria – Interculturalidade, que resulta de um protocolo estabelecido entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) e a Direção-Geral das Artes (DGARTES), irá abrir brevemente, prevendo-se que o Aviso venha a ser publicado no corrente mês de setembro.
O ACM e a DGARTES procedem à divulgação dos principais elementos do referido Aviso, com o objetivo de dar a conhecer, com antecedência, informação útil para que as entidades interessadas se possam preparar para a apresentação de candidatura. Esta iniciativa está contemplada na Portaria que regula os programas de apoio às artes recentemente publicada. 

PROGRAMA DE APOIO EM PARCERIA | INTERCULTURALIDADE

DOMÍNIOS DE ATIVIDADE
CRIAÇÃO, PROGRAMAÇÃO E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE MEDIAÇÃO
Os projetos podem apresentar mais do que um domínio artístico.
Assim, os projetos devem contemplar:
O Domínio da criação, que consiste no processo de elaboração criativa, em diferentes fases, que origina o objeto artístico (material ou imaterial) e que pode integrar os seguintes subdomínios:
> Conceção, execução e apresentação de obras;
> Residências artísticas;
> Interpretação, nomeadamente na área da música.
O Domínio da programação, que consiste na gestão da oferta cultural em determinado espaço e tempo, de forma regular ou pontual, como ciclos, mostras ou festivais, e que podem integrar acolhimentos e coproduções ou residências artísticas.
O Domínio de ações estratégicas de mediação, que consiste na sensibilização, captação, qualificação e envolvimento de públicos diversificados, e que podem integrar ações em articulação com o ensino formal, ações de educação não formal, ações de promoção, proximidade e acessibilidade, ou ações que fomentem o diálogo intercultural.
Os projetos podem ainda contemplar a circulação nacional e internacional.
O número de apresentações públicas no estrangeiro deve ser inferior ao número de apresentações públicas em território nacional.

ÁREAS ARTÍSTICAS
> Artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media)
> Artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro)
> Artes de rua
> Cruzamento disciplinar

DESTINATÁRIOS
Pessoas coletivas de direito privado com sede em Portugal, pessoas singulares com domicílio fiscal em Portugal e grupos informais, desde que nomeiem como seu representante uma pessoa singular ou coletiva com domicílio ou sede fiscal em Portugal, que aqui exerçam a título predominante atividades profissionais numa ou mais das áreas artísticas acima referidas.

OBJETIVOS
Específicos:
> Fomentar a criação de projetos artísticos que contemplem nos seus objetivos o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia e ao anticiganismo, incluindo formas de discriminação múltipla e intersecional, assim como a promoção da diversidade e dos valores da cidadania;
> Promover a participação nos diversos domínios de atividade dos projetos artísticos de agentes artísticos com distintos perfis e origens, incluindo portugueses ciganos, imigrantes e seus descendentes, e pessoas refugiadas;
> Estimular a participação dos agentes artísticos referidos na alínea anterior no desenvolvimento de atividades em prol das comunidades, do território envolvente e do país.
Artísticos e de interesse público cultural:
As entidades candidatas devem evidenciar a correspondência a, pelo menos, três objetivos abaixo indicados, sendo que um deles deve obrigatoriamente corresponder à área artística selecionada:
> Prosseguir os objetivos específicos da área artística a que se candidata;
> Fomentar a coesão territorial e corrigir assimetrias de acesso à criação e fruição culturais;
> Valorizar a dimensão educativa e de sensibilização para a cultura através de boas práticas de mediação de públicos;
> Incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor;
> Fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas nos domínios artísticos;
> Promover a diversidade étnica e cultural, a inclusão social, a igualdade de género, a cidadania e a qualidade de vida das populações;
> Promover a acessibilidade física, social ou intelectual de todos os profissionais envolvidos nos projetos artísticos e dos respetivos públicos.
Os projetos devem prever, obrigatoriamente, atividade presencial pública.

EXECUÇÃO DOS PROJETOS
1 de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2023

MONTANTES FINANCEIROS
Montante financeiro global: 350 000 €
Montante financeiro por candidatura: igual ao montante do patamar financeiro a que a entidade se candidata. 

CRITÉRIOS E SUBCRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO
> Projeto artístico – 55%
– qualidade, relevância cultural e equipa – 40 %;
– inclusão nas equipas de elementos que representem a diversidade étnico-racial – 15%;
> Viabilidade – consistência do projeto de gestão – 25 %;
> Repercussão social – qualidade das estratégias previstas para concretização dos objetivos específicos assinalados e alcance das parcerias estabelecidas – 10%
> Objetivos – correspondência aos objetivos de interesse público cultural definidos no presente aviso - 10 %.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.