Asset Publisher Asset Publisher

"Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 para a área dos Assuntos Internos - Volvidos três anos..." - FAMI com balanço positivo

Imagem em Destaque
"Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 para a área dos Assuntos Internos - Volvidos três anos..." - FAMI com balanço positivo
A Secretaria-Geral da Administração Interna, enquanto Autoridade Responsável pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e Integração) e FSI (Fundo para a Segurança Interna), lançou esta sexta-feira, dia 25 de outubro, o balanço de três anos de execução destes fundos, na publicação “Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 para a área dos Assuntos Internos – Volvidos três anos …”.
De acordo com a SGMAI, “desde fevereiro de 2016, data em que arrancou a execução do atual Quadro Financeiro, foi possível lançar avisos num montante que ronda os 148,7 milhões de euros, o que atesta o esforço das autoridades de gestão tendo em vista colocar o máximo de financiamento possível à disposição dos potenciais beneficiários. Em resultado, foram aprovados 243 projetos, com um financiamento comunitário na ordem dos 101 milhões de euros”, sendo “digno de referência, o facto de, até à presente data, terem sido pagos aos beneficiários mais de 44,8 milhões de euros, em resultado do acompanhamento próximo assegurado pela Autoridade Responsável (Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna) e bem assim pelas Autoridades Delegadas (Secretaria-Geral do Ministério da Justiça e Alto Comissariado para as Migrações).”
Passados três anos, desde o momento em que se mostrou legalmente possível a abertura de avisos ao Quadro Financeiro Plurianual dedicado aos Assuntos Internos, as autoridades de gestão nacionais conseguiram assegurar o compromisso de cerca de 77% da dotação sob gestão das autoridades nacionais, e garantiram uma taxa de fundo pago na ordem dos 44%. "Com este esforço assegurou-se uma célere aprovação das candidaturas que reuniam as condições de mérito para este efeito, mas, também, um pagamento de pré-financiamentos elevados, tendo em vista concretizar as melhores condições possíveis, tendo em vista assegurar a execução dos projetos e iniciativas propostos.”, refere ainda a SGMAI.
Assegurar uma efetiva concretização dos objetivos, das metas e dos compromissos constantes das candidaturas é agora o objetivo central, garantindo que os próximos três anos, até ao final do período de elegibilidade de despesas aos FAMI e FSI (2022), sejam marcados por elevados níveis de absorção do financiamento disponibilizado e por resultados práticos em linha com as prioridades, nacionais e europeias, nestes domínios de intervenção.”.

Saiba mais


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.