Asset Publisher Asset Publisher

Realizado Encontro Nacional da Rede CLAIM: 20 anos a Acolher e Integrar

Imagem em Destaque
Realizado Encontro Nacional da Rede CLAIM: 20 anos a Acolher e Integrar

26.05.2023

Decorreu nos dias 24 e 25 de maio, em Leiria, o Encontro Nacional da Rede CLAIM: 20 anos a Acolher e Integrar, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), no âmbito da comemoração do 20.º aniversário da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM). A iniciativa reuniu cerca de 200 participantes.

O Encontro contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e do Vogal do Conselho Diretivo, José Reis, bem como de vários oradores convidados que participarem em diferentes mesas redondas temáticas. Simbolicamente, foram também distinguidos os nove CLAIM que celebram 20 anos em 2023.

A ocasião proporcionou a reunião de todas as técnicas e técnicos que integram a Rede CLAIM em torno de conteúdos de natureza informativa nas várias áreas ligadas às temáticas das migrações, decisivas para o sucesso do trabalho desenvolvido por cada CLAIM a nível local.

O evento pretendeu ainda destacar e celebrar as duas décadas de trabalho diário de excelência da Rede CLAIM e de todos os seus profissionais fundamental no acolhimento, na integração e na defesa dos direitos das pessoas migrantes.

O Encontro inclui o lançamento do Volume Especial da Revista Migrações, n.º 18, com a temática “Integração de Local de Migrantes: respostas dos municípios de Portugal”, do Observatório das Migrações (OM), e contou com momentos culturais proporcionados pelo projeto NOT FORBIDDEN – Rui Rebelo & Comunidade de músicos afegãos e pelo músico Mbye Ebrima.

Atualmente, a Rede CLAIM é constituída por 157 centros, distribuídos de norte a sul do país e ilhas. As parcerias estabelecidas entre o ACM e municípios, entidades da sociedade civil, instituições de ensino superior e governo regional  têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, promovendo a interculturalidade a nível local.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.