Asset Publisher Asset Publisher

ROMA Educa 2019/2020 - 53 bolseiros/as reunidos/as em encontro inicial

Imagem em Destaque
ROMA Educa 2019/2020 - 53 bolseiros/as reunidos/as em encontro inicial
53 jovens ciganos/as de 15 distritos de Portugal continental receberam esta terça-feira, dia 17 de dezembro, os seus certificados de bolseiros/as do Programa ROMA Educa 2019/2020, no Encontro Inicial do grupo, realizado nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Lisboa.
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, acompanhado por Adérito Montes, Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana (APODEC) e também um dos primeiros mediadores das comunidades ciganas, entregaram os certificados aos/às alunos/as admitidos/as nesta primeira edição do Programa, que reúne 41 bolseiros e 17 bolseiras, na sua maioria entre os 17 e os 20 anos de idade, 40 a frequentar cursos profissionais e 18 inscritos/as nos cursos regulares. O 10.º ano regista a maior parte dos alunos/s (35), num cenário em que 16 jovens frequentam o 12.º ano e 7 o 11.º ano.
A sessão prosseguiu com o enquadramento destas Bolsas ROMA Educa, numa intervenção da Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do ACM, Luísa Ferreira Malhó, seguida dos testemunhos de incentivo de dois jovens cigan@s já apoiados pelo OPRE - Programa Operacional Para a Promoção da Educação. Vanessa Lopes, estudante do 2.º ano do Curso de Ciências de Comunicação, e Emanuel Pratas, Licenciado em Animação Socioeducativa, contaram como o apoio das bolsas que receberam foi crucial para os seus percursos académicos e profissionais.
Vanessa, que já está a trabalhar em Televisão, revelou as dificuldades iniciais, num cenário em que a família não apoiava a sua vontade em querer tirar um curso superior e trabalhar, mas realçou também a melhor forma de ultrapassar os obstáculos: "tive que lutar sozinha, sem nunca desistir de explicar tudo à minha família. Hoje, estão orgulhosos do que consegui". Emanuel sublinhou, por sua vez, a importância fulcral da presença de um mentor/a para o/a bolseiro/a: "o apoio financeiro foi fundamental para mim, mas ter alguém a apoiar, a acompanhar-me, a dar força, fez toda a diferença!".
Esta iniciativa, promovida pelo ACM, através do seu Programa Escolhas, visa a atribuição de bolsas de estudo para o apoio à frequência e permanência no ensino secundário para estudantes provenientes das comunidades ciganas.

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.