Internacionalização do Programa Escolhas


Reconhecendo as alterações ocorridas nos últimos anos na sociedade portuguesa, em que se constataram elevados fluxos migratórios nas comunidades onde os projetos financiados pelo Programa Escolhas (PE) intervêm, são claros os sinais de uma juventude que emigra para países da Europa em busca de melhores condições de vida.

Estando o PE integrado no Alto Comissariado para as Migrações, IP. e à luz das novas atribuições deste Instituto, as quais contemplam ações destinadas a emigrantes portugueses residentes no estrangeiro, promovidas em articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros - MNE, considera-se de extrema pertinência, numa fase-piloto, o desenvolvimento de três projetos a implementar fora do território nacional, nomeadamente em países onde se verifica uma forte presença da comunidade portuguesa, nomeadamente com entidades com especial reconhecimento e destaque na área do acolhimento de jovens emigrantes, nesta 6ª geração do Programa Escolhas, que decorrerá no triénio 2016-2018.

Procurar-se-á, assim,  replicar a metodologia já testada pelo PE, adaptando-a às realidades socioeconómicas locais, com especial enfoque no apoio aos jovens portugueses que emigraram recentemente.  Após a celebração de protocolos, no ano de 2015, com entidades com especial reconhecimento e destaque na área do acolhimento de emigrantes, em Londres e no Luxemburgo, foi realizado um trabalho técnico entre o Programa Escolhas e as duas entidades envolvidas.

O culminar deste processo resultou na celebração de dois Protocolos de Cooperação entre a Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo e o Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona, em Londres.


Cerimónia de Assinatura de Protocolos E6G
Fonte: Programa Escolhas

 

O projeto do Luxemburgo iniciou a sua intervenção no dia 1 de março, tendo o projeto de Londres iniciado atividade no dia 1 de abril.  

No decorrer de 2016 prevê-se, ainda, a identificação de um novo território e a celebração do respetivo Protocolo de Cooperação com um terceiro país europeu.


Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.