Asset Publisher Asset Publisher

“77 Palavras Contra a Discriminação Racial”: Cerimónia de entrega de prémios

Imagem em Destaque
“77 Palavras Contra a Discriminação Racial”: Cerimónia de entrega de prémios
A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) deu a conhecer, no dia 17 de dezembro, os/as vencedores/as do concurso “77 Palavras Contra a Discriminação Racial”, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca de Marvila e que contou com as presenças da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
"Impressionou-me muito a circunstância de ter havido muitas pessoas de idades muito baixas, dos sete aos nove anos mais de 20 candidatos, dos 10 aos 13 cerca de 40, o que é muito significativo da importância que as pessoas dão a destas matérias", afirmou Francisca Van Dunem, destacando a forte adesão a este concurso que teve por finalidade convidar à redação de textos com exatamente 77 palavras que promovessem a interculturalidade e o combate à discriminação racial, e que contou com a submissão de 564 textos participantes.
Durante a intervenção de abertura, Rosa Monteiro recordou a alteração do regime jurídico de combate à discriminação racial e étnica, em 2017, que “criou uma consciencialização social que devemos aproveitar, no sentido de articularmos e conjugarmos esforços e melhor combater estes fenómenos [de discriminação racial e xenofobia]”, dando o exemplo da “nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que este ano está em todas as escolas e ciclos de ensino”, para o qual estão a ser formados e capacitados 800 elementos do pessoal docente para esta disciplina.
Por sua vez, o Alto-comissário para as Migrações recordou o lançamento desta campanha, que ocorreu no Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, assinalado a 21 de março, frisando que esta “foi lançada num momento de renovada motivação pelo avanço legislativo, mas também num momento oportuno face àquilo que vamos vendo como sinais preocupantes a nível mundial”. “Cremos que o apelo lançado foi respondido de forma muito positiva”, reforçou Pedro Calado, dando conta que, nos próximos meses, será lançado um livro compilatório das histórias vencedoras e outras que “não tendo sido premiadas merecem, seguramente, a difusão pública da sua importante mensagem”.
No decorrer da cerimónia, foram divulgados os textos vencedores para cada uma das quatro categorias, através de breves encenações a cargo do grupo de Teatro IBISCO, cuja intervenção arrancou em 2009 no concelho de Loures e se estendeu agora para a freguesia de Marvila, em Lisboa.
Na primeira categoria (7-9 anos) sagraram-se vencedoras, ex-aequo, Filipa Silva Almeida e Maria Clara Figueiredo; a vitória na segunda categoria (10-13 anos) tocou ao texto coletivo de Albano Rodrigues, Alexandre Braga, Beatriz Alves, Carina Janine, Dinis Cruz, Ivo Maia, João Gonçalves, João Santos, Maria Carolina Lopes, Maria João Marques, Martim Lopes, Megan Pickles, Rúben Leitão, Rui Antunes, Sara Gomes e Tomás Silva; na terceira categoria (14-17 anos) venceram, coletivamente, Bruna Naicker, José Diogo, Letícia da Cruz, Madalena Pedreiras, Maria Isabel Franco e Sofia Serôdio; e na quarta categoria (maiores de 18 anos) foi distinguida a proposta de Zelinda Ferreira Baião.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.