Asset Publisher Asset Publisher

1.º Encontro de Mediadores/as e Facilitadores /as Ciganos/as de Portugal

Imagem em Destaque
1.º Encontro de Mediadores/as e Facilitadores /as Ciganos/as de Portugal

Decorreu esta quarta-feira, dia 9 de novembro, no Paço do Tavarede, na Figueira da Foz, o 1.º Encontro de Mediadores/as e Facilitadores /as Ciganos/as de Portugal, dinamizado pela Associação Letras Nómadas e financiado pelo ACM, através do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC).

A iniciativa contou na sessão de abertura com a participação do Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis, em representação da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Fátima Teixeira, e da Presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano.

No encontro, foram apresentados vários programas e iniciativas na área da mediação, tais como o Programa ROMED, pela Associação Letras Nómadas, o Programa de Mediadores Municipais e Interculturais, pelo ACM, o Curso EFA de Mediador Intercultural, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A sessão incluiu também a partilha de testemunhos de mediadores/as ciganos/as a trabalhar em diferentes áreas e de diversos pontos do país, assim como debates e trabalhos de grupo dedicados aos temas “Estratégias para o reconhecimento institucional e social da figura do/da mediador/a intercultural”, dinamizado pela Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN), e “Linhas gerais da formação básica para a prática da mediação intercultural”, promovido pelo Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig).


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.