Asset Publisher Asset Publisher

Ação de Capacitação em Mediação Intercultural - desenvolver o "trabalho de proximidade"

Imagem em Destaque
Ação de Capacitação em Mediação Intercultural - desenvolver o "trabalho de proximidade"
80 participantes oriundos/as de mais de 20 municípios de todo o país, entre equipas de mediação intercultural financiadas pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) e outros/as profissionais com funções de mediação – mediadores/as ciganos/as do ROMED e dinamizadores/as comunitários/as do Programa Escolhas, estão reunidos em Coimbra, para uma Ação de Capacitação em Mediação Intercultural, promovida pelo ACM, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. O segundo dia de trabalhos contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que realçou a importância do mediador, sendo este "um elemento fundamental" para a promoção do "trabalho de proximidade" inerente à mediação intercultural.
Esta ação de capacitação, que visa não só potenciar sinergias nas áreas da formação, investigação e consultoria dos projetos implementados no terreno pelas entidades parceiras do ACM, mas também dotar os/as participantes de ferramentas na área da Mediação Intercultural, incluiu ainda as intervenções do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e da Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do ACM, Luísa Ferreira Malhó.
O último dia de trabalho prossegue hoje, com as participações de Olga Mariano e Bruno Gonçalves, respetivamente a  Presidente e Vice-presidente da Associação Letras Nómadas, e de alguns membros da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI).
A Mediação Intercultural é um mecanismo fundamental para envolver protagonistas locais (nomeadamente cidadãos, cidadãs e profissionais dos serviços públicos) na capacitação das comunidades para o acesso aos serviços públicos e privados, para a melhoria das suas condições de vida, para a promoção da sua integração e para o aprofundamento de relações sociais positivas em contextos multiculturais.

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.