Asset Publisher Asset Publisher

Floresta Viva: Um dia pelo futuro do meio ambiente

Imagem em Destaque
Floresta Viva: Um dia pelo futuro do meio ambiente
Dezassete crianças e jovens vestidas/os a rigor. Boné e t-shirt escolhidos cuidadosamente para a atividade. Acompanhadas/os de familiares, técnicos de projeto e representantes de várias entidades locais, aquelas/es que serão o futuro da sociedade marcaram presença numa ação de limpeza da Floresta Ripária da Ribeira de Santarém.
Integrada na atividade proposta pelo Programa Escolhas, do ACM, de âmbito nacional, “Floresta Viva”, as/os participantes puseram mãos à obra para recolher o lixo depositado naquela zona fluvial. Não sem antes recordarem alguns dos princípios básicos da reciclagem e receberem instruções quanto à recolha dos resíduos, por parte das técnicas da Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém.
A equipa central do Programa Escolhas também disse presente a este apelo lançado a nível nacional. Inês Barroso, vereadora da autarquia escalabitana, deu as boas-vindas a todas/os as/os participantes nesta sessão, onde a diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó teve oportunidade de partilhar que “durante os próximos dias serão mais de 1.700 crianças e jovens que estarão a limpar matas e a ajudar-nos a proteger o nosso futuro”.
Com o convite feito, restou colocar mãos à obra e dar início à atividade, onde marcaram também presença o presidente da União de Freguesias da cidade de Santarém, Carlos Marçal, a presidente do LENE - Lar Evangélico Nova Esperança, entidade promotora do projeto AGIR + - E6G, Sónia Lobato, a coordenadora do projeto, Helena Fernandes, bem como as/os restantes técnicas/os e monitoras/es do projeto. Ainda de assinalar a participação dos Bombeiros voluntários, PSP e Clube de Canoagem Scalabitano, parceiros ativos na dinamização desta atividade.
Durante a recolha de lixo, o espanto ia ficando estampado no rosto das/os pequenas/os participantes que, surpresos, afirmavam não saber que ali “existia tanto lixo espalhado”. Entre plásticos/metais, vidro, pilhas e lixo comum, o material recolhido foi, posteriormente, colocado no respetivo ecoponto. Uma mensagem ambiental que reforça junto desta geração a importância da reciclagem nas rotinas diárias.
E porque a questão ambiental esteve, desde o primeiro momento, em primeiro plano, a sessão encerrou com um breve enquadramento sobre a Floresta Ripária e uma enumeração das espécies que habitam o rio Tejo. Para casa, além de uma lição bem estudada de preservação da florestal, seguiu ainda a oferta de um livro que ensina a construir instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados.
Consulte as atividades da iniciativa "Floresta Viva" nesta Agenda.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.