Asset Publisher Asset Publisher

ACM associa-se ao Global Dignity Day

Imagem em Destaque
ACM associa-se ao Global Dignity Day
Cerca de 70 jovens estiveram reunidos, esta terça-feira, dia 23 de outubro, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, para assinalar o Global Dignity Day (Dia da Dignidade), em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó, e do representante da Global Shapers Portugal, Stephan Morais.
Com a dinamização da sessão a cargo do projeto Mais Skillz – E6G, do Bairro Alto, Lisboa, a preparação da iniciativa envolveu diferentes turmas de 7.º ano daquele estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado, através de um trabalho prévio, em sala de aula, na disciplina de Cidadania, e que culminou num plenário com apresentação das conclusões alcançadas por cada grupo.
Durante a sessão, a Secretária de Estado saudou o Programa Escolhas que, ao longo do mês de outubro, tem vindo a “refletir sobre a dignidade e outros valores fundamentais como o respeito, a partilha, o conhecimento e o interconhecimento, que devem ser, cada vez mais, exercitados”, aludindo ao desafio mensal lançado aos projetos locais do Escolhas para o envolvimento nesta celebração. Dirigindo-se às/aos jovens presentes, Rosa Monteiro abordou as “oportunidades de discussão de assuntos por vezes sérios”, recordando que “temos de o fazer para conquistar uma vida e uma sociedade em que todas/os tenham as mesmas oportunidades, em que ninguém se sinta discriminado, maltratado só por ser diferente, ou por ser quem é”.
Embaixador da Global Shapers Portugal, Rui Maria Pêgo marcou presença no evento juntamente com a apresentadora de televisão Maria Botelho Moniz. O locutor de rádio reforçou a forte diversidade étnica e cultural presente nesta escola, recordando: “Na minha altura não havia esta diversidade”. “Vocês podem ser o que quiserem. E isso é também dignidade: Poderem ser quem quiserem e cumprir o vosso potencial, independentemente de quem gostam, de quem amam, daquilo que vestem, ou da maneira como se comportam. Estão numa escola onde existem oportunidades”, reforçou.
Partilhando uma experiência profissional, Maria Botelho Moniz, recuou à época em que “ao longo de três anos entrei em 500 casas […] e conheci algumas das pessoas com mais dignidade que vi na minha vida inteira”. Desses tempos recorda ainda que “muitas destas pessoas recebiam sacos de comida e diziam ‘obrigado. Eu vou partilhar com a minha vizinha que também está a passar por dificuldades’”.
Estas/es jovens fazem parte de um grupo de milhares de alunas/os de todo o mundo que, em mais de 50 país, celebram este dia dedicado à dignidade. Em Portugal, o evento envolveu mais de 90 estabelecimentos de ensino, contando com a participação de 44 projetos locais do Programa Escolhas que, por todo o país, assinalaram esta data junto de 2.000 crianças e jovens. A organização das comemorações ficou a cargo da Global Shapers Portugal, numa parceria que envolve também a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., a Direção-Geral da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.