Asset Publisher Asset Publisher

Lançamento do projeto Talentos Deslocados para a Europa (DT4E)

Imagem em Destaque
Lançamento do projeto Talentos Deslocados para a Europa (DT4E)

Realizou-se esta quarta-feira, dia 2 de novembro, a sessão de lançamento do projeto Talentos Deslocados para a Europa (DT4E), no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa.

A sessão contou com a participação da Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Migrantes do ACM, Ana Couteiro, do Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Portugal, Vasco Malta, da Coordenadora dos Departamentos de Gestão de Fronteiras e Migração Laboral da OIM em Portugal, Sofia Cruz, da Responsável pelo Gabinete de Apoio Jurídico dos CNAIM de Lisboa, Norte (Porto), Algarve (Faro) e Beja, Rute Carvalho, e da Diretora de Serviços de Planeamento Estratégico e Estudos Prospetivos, do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Antonieta Ministro. Estiveram também presentes várias entidades e setores que atuam na área da integração de pessoas refugiadas e migrantes, como a administração central e local, a academia, a sociedade civil e forças de segurança, que contribuíram para o debate que teve lugar.

Sob a forma de Diálogo Nacional, este evento teve como objetivos dar a conhecer o projeto e as suas atividades, debater as barreiras que existem na operacionalização de vias complementares de admissão para a integração sustentável no mercado de trabalho, explorar soluções e estratégias que possam facilitar a criação destas vias e partilhar boas-práticas.  

O projeto Talentos Deslocados para a Europa (DT4E) é um projeto-piloto de três anos (dezembro de 2021 a novembro de 2024) financiado pela União Europeia (UE), que visa facilitar e fortalecer os esquemas de mobilidade laboral, respondendo às necessidades dos empregadores na Bélgica, Irlanda, Portugal e Reino Unido, recorrendo a talentos com necessidades de proteção internacional na Jordânia e no Líbano. Pretende-se, assim, estabelecer as bases para a operacionalização de vias complementares de admissão que permitirão às pessoas que carecem de proteção internacional, em conjunto com as suas famílias, integrarem-se de forma sustentável no mercado de trabalho. Em Portugal, são parceiros do projeto a OIM, o ACM, a Talent Beyond Boundaries (TBB) e a Fragomen.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.