Asset Publisher Asset Publisher

Projeto de Promoção do Empreendedorismo Migrante reconhecido como uma Boa Prática pelas Nações Unidas

Imagem em Destaque
Projeto de Promoção do Empreendedorismo Migrante reconhecido como uma Boa Prática pelas Nações Unidas
O PEI – Projeto de Promoção do Empreendedorismo Migrante, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P., é um dos 35 projetos referenciados como boa prática, no Policy Guide on Entrepreneurship for Migrants and Refugees (pp. 143), lançado esta semana em Genebra.
Produzido em parceria pela UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development), pela UNHCH (United Nations Refugee Agency) e pela IOM (International Organization for Migration | United Nations Agency for Migrations), este guia apresenta 35 estudos de caso de projetos que, por todo o mundo, exemplificam de que modo a promoção do empreendedorismo migrante tem funcionado como uma estratégia fundamental.
Esta publicação tem o objetivo de realçar a contribuição positiva das pessoas migrantes e refugiadas empreendedoras, em termos de crescimento económico, social e cultural, quer para os seus países de origem, quer para os países de acolhimento, e demonstrar o papel fulcral do empreendedorismo para a sua Integração.
Nesta sessão esteve ainda em destaque o trabalho do ACM na disseminação do PEI, a nível local e nacional, envolvendo diferentes instituições (sociedade civil, associações de imigrantes ou municípios) na implementação de medidas de promoção do empreendedorismo nos seus territórios, através do seu enquadramento nos planos municipais, do seu financiamento e do suporte técnico-metodológico.   
O PEI, que celebra o seu 10.º aniversário em 2019, irá ganhar um novo dinamismo. Para assinalar a data, o ACM desafiou as entidades a construírem um recurso online de capacitação e apoio à distância, a ser financiado pelo FAMI (57/FAMI/2018), na perspetiva de que este projeto possa chegar a cada vez mais pessoas migrantes e refugiadas que precisem de apoio para desenvolver as suas ideias de negócio em Portugal.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.