Asset Publisher Asset Publisher

Publicado Diploma que aprova o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 – Portugal contra o racismo

Imagem em Destaque
Publicado Diploma que aprova o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 – Portugal contra o racismo
Foi publicada esta quarta-feira, dia 28 de julho, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 101/2021 que aprova o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (PNCRD) 2021-2025 – Portugal contra o racismo.
“O Governo reconhece que, não obstante o quadro legal existente, continuam a registar-se fenómenos de racismo e de discriminação que violam direitos fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa, assentes em estereótipos baseados em ideias, mitos e teorias fundadas na pretensa superioridade de uma raça ou de um grupo de pessoas de uma certa origem étnica ou nacionalidade, geradores de discriminações diretas e indiretas, incluindo numa perspetiva intersecional, e que refletem os processos históricos que os originaram, como a escravatura e o colonialismo, e que perpetuaram modelos de discriminação estruturais.”, lê-se nesta resolução que produz efeitos amanhã, quinta-feira, dia 29 de julho.
Este primeiro plano nacional nesta matéria está organizado em quatro princípios transversais e dez linhas de intervenção, combina abordagens transversais e específicas, e resulta de um trabalho de colaboração intersectorial. O PNCRD 2021-2025 reconhece o trabalho desenvolvido por diversas entidades da sociedade civil, assim como reflete contributos e recomendações do Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação, que funcionou sob coordenação do Vogal do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), José Reis, e do processo de consulta pública, que terminou a 10 de maio.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.