Asset Publisher Asset Publisher

Renovação do Programa Escolhas e Revisão da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas aprovadas em Conselho de Ministros

Imagem em Destaque
Renovação do Programa Escolhas e Revisão da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas aprovadas em Conselho de Ministros
A renovação do Programa Escolhas por um período de dois anos e a revisão da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2020 (ENICC), alargando o seu prazo até 2022, foram esta quinta-feira, dia 8 de novembro, aprovadas em Resolução de Conselho de Ministros.
O Programa Escolhas, que avança agora para a sua 7.ª Geração (2019-2020), integrado no Alto Comissariado para as Migrações, I.P., irá continuar a sua missão central de promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, através de medidas concretas em áreas fulcrais, como a educação, a formação e qualificação, o emprego, o empreendedorismo, a dinamização comunitária, a participação e a cidadania.
A revisão da ENICC irá determinar o reajuste de objetivos e metas que melhor possam reforçar o impacto na melhoria das condições de vida das pessoas e das comunidades envolvidas, sendo as prioridades centrais do Governo o reforço da escolarização e a integração profissional das pessoas ciganas, a melhoria das condições de habitação dos ciganos em situação de exclusão social e o combate à discriminação. O ACM, I.P., a entidade coordenadora desta estratégia, será apoiado nesta responsabilidade pelo Conselho Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG), que passará a ter uma maior intervenção.
Com uma abordagem integrada e intersectorial, a ENICC alinha-se assim com outras estratégias nacionais como a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 "Portugal + Igual", designadamente no reconhecimento da especificidade das pessoas ciganas e das suas experiências de discriminação, bem como com compromissos internacionais como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O processo de revisão desta Estratégia resultou de uma auscultação ampla junto de elementos de autarquias, de outros serviços públicos locais e de entidades da sociedade civil, com destaque para as associações representativas das comunidades ciganas.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.