Asset Publisher Asset Publisher

Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”

Imagem em Destaque
Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”
O Seminário Internacional “Olhares Plurais sobre Integração”, promovido pelo ACM, através do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), decorreu esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, na presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, que fez questão de destacar, na ocasião, a aposta do Governo em políticas de integração baseadas no “envolvimento de pessoas ciganas como protagonistas e não apenas como objeto de estudo”.
A iniciativa, que contou com a presença da Coordenadora do ObCig, Maria José Casa-Nova, e da Presidente da Associação letras Nómadas, Olga Mariano, incluiu a apresentação de três novas publicações deste Observatório, no âmbito da sua “Coleção Olhares”: “Quando sair só quero trabalhar como aqui: perspetivas em torno da Reinserção Social das mulheres ciganas no pós-reclusão”, da autoria de Andreia Brito, Assistente Social; “As políticas sociais RSI e o PER, como instrumento de integração social das famílias ciganas“, de Ana Vilaverde, Socióloga; e “Ciganos e Literacia digital: um estudo de caso no distrito de Évora”, de Carlos Medinas, Técnico Superior.
A Secretária de Estado realçou o papel fulcral dos estudos desenvolvidos pelo ObCig no combate aos estereótipos existentes em relação às comunidades ciganas, destacando o facto das três obras agora lançadas “mostrarem as várias situações de vulnerabilidade das populações ciganas”. Para fazer face à “exclusão histórica” destas comunidades, a Secretária de Estado manifestou a sua confiança nas mais recentes políticas de integração, plasmadas em iniciativas como a Mediação Intercultural, em programas como o OPRE - Programa Operacional Para a Promoção da Educação e o ROMA Educa, bem como na intervenção dos projetos do Programa Escolhas que integram pessoas ciganas.
A adequação dos serviços públicos às necessidades das comunidades ciganas, bem como a capacitação dos profissionais em conformidade, os programas de habitação, o acesso às tecnologias e a aposta na educação não formal são, por sua vez, fatores cruciais que carecem ainda de muito trabalho.
Este Seminário Internacional acolheu ainda um momento dedicado à conferência “Processos de integração y lógicas de exclusão”, com a intervenção de Sílvia Carrasco Pons, da Universidade Autónoma de Barcelona.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.