Asset Publisher Asset Publisher

II Feira do Empreendedorismo Migrante duplica número de expositores

Imagem em Destaque
II Feira do Empreendedorismo Migrante duplica número de expositores
Mais de uma centena de expositores oriundos de vários países participaram, nos dias 4 e 5 de maio, no Museu de Lisboa/Palácio Pimenta, na II Feira de Empreendedorismo Migrante (FEM). Promovida pela Associação Lusofonia Cultura e Cidadania (ALCC), com o apoio do ACM, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM), a edição de 2019 marcou o lançamento da Associação Empresarial de Migrantes e Refugiados de Portugal ((AEMIREP), uma coletividade sem fins lucrativos que visa a defesa dos interesses das pessoas migrantes e refugiadas, o desenvolvimento económico nacional e o reforço da ligação económica entre os países de origem e Portugal.
Em representação do ACM nesta iniciativa, esteve o Coordenador do Núcleo de Apoio à Integração de Migrantes, Mário Ribeiro, acompanhado da responsável pelo GAEM, Bárbara Duque. À semelhança da anterior edição, o ACM marcou presença, ao longo dos dois dias de feira, com um expositor no local, apostando na divulgação in loco das atividades/ações de apoio ao Empreendedorismo Migrante, bem como através da participação nos debates ligados a esta área temática.
Nesta segunda edição participaram empreendedores/as do Brasil, Moçambique, Chile, Colômbia, Filipinas, Síria, Ucrânia, Angola, Paraguai, Ucrânia, Alemanha, Venezuela e Moçambique, ligados a áreas tão diversas como as Tecnologias e Inovação, Gastronomia, Moda, Artesanato, Decoração,  Artes e serviços diversos.
O  evento, que tem o propósito central de “estimular a criação, a expansão, a formalização e a diversificação de negócios sustentáveis”, assim como “promover o empreendedorismo como estilo de vida dos/das que escolheram Portugal como país de acolhimento”. Para a ALCC, as pessoas migrantes empreendedoras que se estabelecem em Portugal acabam por promover a criação de novos postos de trabalho, incentivando não só economia nacional como também a demografia.
O sucesso da FEM reflete, de acordo com a ALCC, a procura crescente deste país por parte de estrangeiros/as empreendedores/as”, com destaque para os/as brasileiros/as.
Fomentar o sistema empresarial em Portugal
A AEMIREP tem como objetivo central promover “uma cultura de acolhimento e de integração de pessoas migrantes,  refugiadas e seus familiares na sociedade portuguesa”, favorecendo a tendência empresarial.
Os/as empreendedores/as migrantes carecem de um “apoio mais sistemático para que o seu negócio possa ser sustentável”, referem os responsáveis pela ALCC. Neste sentido, pretende-se  criar, entre a ALCC e a AEMIREP, uma parceria forte e robusta, capaz de fomentar o  sistema empresarial em Portugal“. O intuito é planear uma política de integração da comunidade migrante empreendedora, que possa revigorar o ecossistema empreendedor, através da conceção e crescimento de novos produtos, serviços, empresas e tecnologias “capazes de competirem à escala global”.
Com esta iniciativa, a ALCC pretende  reforçar a “cultura de criação de mais e novas empresas capazes de competir, a nível internacional, com o seu elevado potencial de crescimento e de impacto económico”
A FEM é financiada no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes 2018-2020 da Câmara de Lisboa e apoiada pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

 

 

 


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.