Asset Publisher Asset Publisher

XI Jornadas OM 2019 destacam contributo positivo das migrações

Imagem em Destaque
XI Jornadas OM 2019 destacam contributo positivo das migrações
“As migrações são benéficas para as sociedades”, sublinhou, em jeito de conclusão da edição de 2019 das Jornadas OM, a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. A iniciativa, organizada por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Migrantes, incluiu o lançamento e a apresentação de publicações que reforçam os contributos positivos das migrações.
As pessoas imigrantes contribuem substancialmente para a sustentabilidade da Segurança Social, tal como o fazem para a demografia, para a inovação e o empreendedorismo em Portugal. Estas são algumas das principais tendências de integração no país, identificadas no Relatório Estatístico 2019 e em outras publicações recentes do Observatório das Migrações (OM), que demonstram “os contributos notórios das migrações para o desenvolvimento das sociedades”, sintetizou a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, na sessão de encerramento das XI Jornadas OM.
Na iniciativa, promovida por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Migrantes, a 18 de dezembro, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, Cláudia Pereira destacou a realização, publicação e disseminação de estudos e indicadores como os apresentados, já que permitem “aos decisores políticos, investigadores e jornalistas contribuírem para decisões de políticas públicas informadas” e são contributos adicionais “para os debates decisivos que influenciam a perceção dos portugueses e das portuguesas, bem como para a informação que circula sobre o tema, substituindo mitos por factos”.
A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações relembrou que, no entanto, “nem todos os dados são positivos”, devendo continuar a ser trabalhados. Cláudia Pereira referia-se, em particular, à inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes, bem como ao recrutamento e acesso ao mercado de trabalho de pessoas imigrantes e portugueses de origem estrangeira.
“Espero que possamos todos reconhecer a necessidade de continuar a caminhar para uma sociedade mais inclusiva, e que integre as pessoas migrantes que chegam. Primeiro, porque são uma mais-valia para a nossa sociedade. E segundo, e mais importante, porque são seres humanos e merecem ser tratados com dignidade”, concluiu Cláudia Pereira.
Já na sessão inaugural das Jornadas, o Alto-comissário para as Migrações referiu que: “Percebermos os extraordinários impactos dos migrantes na demografia, na economia, no mercado de trabalho, na inovação e no empreendedorismo ou na segurança social, é o melhor antídoto para combater os mitos e os medos que pululam irracionalmente ao nosso redo”. “O acolhimento e integração pressupõem um trabalho sempre inacabado”, acrescentou Pedro Calado, garantindo “que tudo estamos a fazer para tratar as migrações como uma enorme oportunidade”.
As XI Jornadas OM
As Jornadas OM são organizadas pelo Observatório das Migrações (OM), equipa de projeto do ACM, com o intuito de promover o debate e a reflexão em torno da integração das pessoas migrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil, entre outros.
Além da apresentação do “Relatório de Indicadores de Integração de Imigrantes 2019”, pela autora e Diretora do OM, Catarina Reis Oliveira, e pela coautora Natália Gomes, as XI Jornadas incluiram outras três sessões plenárias. A primeira dedicada à apresentação do Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) “Finding The way. The Integration of Refugees in Portugal”, por Ana Damas de Matos. O segundo momento assinalou os 10 anos do Projeto de Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI), com as apresentações desta iniciativa do ACM, reconhecida e premiada nacional e internacionalmente, pelo técnico do ACM, Tiago Matos, e do Estudo OM 65 “Empreendedores e Empregadores Imigrantes: Tipologia de Estratégias Empresarias”, também de Catarina Reis Oliveira, que foi comentado por Lucinda Fonseca (IGOT) e João Peixoto (SOCIUS-ISEG). O Estudo OM 64 “Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação”, de Rita Guerra e Ricardo Rodrigues, foi apresentado e comentado por Pedro Abrantes, do Ministério da Educação e CIES-ISCTE, na última sessão plenária, moderada pela Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, Luísa Ferreira Malhó.
A edição de 2019 incluiu ainda uma Pop-Up store especial com produtos de empreendedores imigrantes apoiados pelo ACM.
 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.