Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa | Ano Novo Chinês

01 Feb 2022
Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa
(1 a 7 de fevereiro)
A Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2010. Desde 2011, é celebrada todos os anos, na primeira semana de fevereiro. O objetivo do evento – que se celebra de 1 a 7 de fevereiro – é promover o diálogo e a compreensão entre os seguidores de diferentes religiões, a fim de reforçar a harmonia inter-religiosa e a cooperação entre os povos, tutelar os direitos humanos através da construção de uma cultura de paz e tolerância.
Por ocasião deste evento, a Assembleia Geral incentiva os Estados-Membros, as organizações intergovernamentais e não-governamentais, os líderes de movimentos inter-religiosos e da sociedade civil a difundir a mensagem de harmonia inter-religiosa e boa vontade nas igrejas do mundo, mesquitas, sinagogas, templos e outros lugares de culto, de forma voluntária e cada um segundo as suas próprias tradições ou convicções religiosas.
Fonte: ONU
Data móvel
Origem: ONU
 
Ano Novo Chinês
Ano Novo Chinês 4720
(Elem.: ÁGUA; Signo: TIGRE; ano 39 do ciclo 78)
Celebra-se com fogo-de-artifício, logo a partir da meia-noite, e visitam-se os familiares.
Na véspera, faz-se uma limpeza profunda à casa, colocando cartazes das divindades nas portas da frente. O jantar de família deverá ter, pelo menos, 10 pratos (sendo um deles, um peixe inteiro, do qual deverá haver sobras, simbolizando a abundância do novo ano que está a chegar). Durante todo o dia de véspera, não deverão ser pronunciadas palavras relacionadas com morte, sofrimento, falta de dinheiro, privações, má sorte, e deve evitar-se quebrar qualquer coisa. Para os casos em que, inadvertidamente, se cometa qualquer gafe, há umas quantas expressões de esconjuro do mal que isso possa ter atraído.
Fonte: Calendário Celebração do Tempo 2022, Ed. Paulinas
Data móvel
Origem: Tradições Chinesas
Imagem em Destaque

Dia Europeu da Proteção de Dados

28 Jan 2022
O Dia Europeu da Proteção de Dados foi criado pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa a 26 de abril de 2006 e assinala-se anualmente a 28 de janeiro, dia em que foi assinada a “Convenção para a Proteção das Pessoas Relativamente ao Tratamento Automatizado de Dados de Carácter Pessoal”, também conhecida como “Convenção 108”.
Este dia visa dar a conhecer os direitos de proteção de dados pessoais e da privacidade, assim como para sublinhar a sua importância no quotidiano: no emprego, no acesso a serviços de saúde, na aquisição de bens e serviços e no uso da Internet.
Fonte: Eurocid
Data fixa
Origem: Conselho da Europa
Imagem em Destaque

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto | Dakinis

27 Jan 2022
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Com a resolução A/RES/60/7, intitulada “Memória do Holocausto”, que foi adotada em 1 de novembro de 2005, a Assembleia Geral decidiu que as Nações Unidas proclamariam, todos os anos, 27 de janeiro (aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz) como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Nesta mesma resolução, a Assembleia solicita aos Estados-Membros que desenvolvam programas educacionais para que a tragédia não seja esquecida pelas gerações futuras com o objetivo de evitar que voltem a acontecer.
O tema de 2022 é "Memória, Dignidade e Justiça”.
Fonte: ONU
Data fixa
Origem: ONU
 
Dakinis
O 25.º dia de cada mês é dedicado às Dakinis (seres femininos de sabedoria). É dia especialmente indicado para as práticas.
Fonte: Calendário Celebração do Tempo 2022, Ed. Paulinas.
Data móvel
Origem: Budismo
Imagem em Destaque

Dia Internacional da Educação

24 Jan 2022
A 24 de janeiro comemora-se anualmente o Dia Internacional da Educação.
O objetivo deste dia é sensibilizar os decisores políticos e a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26.º da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (1948) e na “Convenção sobre os Direitos da Criança” (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento de um país.
Este dia foi criado através da resolução A/RES/73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018.
Fonte: ONU
Data fixa
Origem: ONU
Imagem em Destaque

Dia da Independência de São Tomé e Príncipe


Dia do Nascimento de Martin Luther King

15 Jan 2016

Data do nascimento do líder pacifista norte-americano, assassinado na sequência do combate ideológico pelo reconhecimento de todos os cidadãos perante a lei, independentemente da sua etnia ou cor da pele.

Fonte: Calendário Celebração do Tempo 2016 - Ed. Paulinas
Data fixa
Origem:Cristianismo

Imagem em Destaque

Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 Dec 2016

O Dia Internacional dos Direitos Humanos assinala o dia em que foi proclamada a declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1958. Esta data serve de pretexto para tornar visíveis os direitos dos seres humanos, e assinalar situações em que estes direitos não se verifiquem. Esta data corresponde também à entrega do Prémio Nobel da Paz.


Data fixa
Origem:ONU

Imagem em Destaque

Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico e Social


Dia da Proclamação da Independência de Timor-Leste


Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres


Dia Internacional pela Tolerância


Dia Mundial da Ciência pela Paz e o Desenvolvimento


Mouled-na-Nabi

11 Dec 2016

Nesta data, celebra-se o nascimento do profeta Muhammad (c. 570 E.C.). Este dia é especialmente aproveitado pelos teólogos muçulmanos para encontros sobre assuntos religiosos.

Fonte : Calendário Celebração do Tempo 2016- Ed. Paulinas
Data móvel
Origem:Islão

Imagem em Destaque

Dia da Áustria


Dia das Nações Unidas


Dia do Chipre


Guru Gobing Singh

16 Jan 2016

De 1469 e 1708 existiu uma linha ininterrupta de 10 Gurus Humanos. O Guru Gobing Singh foi o décimo guru do Sikhismo.


Data móvel
Origem: Sikhismo

Imagem em Destaque

Dia Internacional das Pessoas Idosas


Dia Internacional pela Democracia

15 Sep 2016

Esta data serve para promover os princípios democráticos e sensibilizar para a importância da participação activa da população na democracia.


Data fixa
Origem:ONU

Imagem em Destaque

Dia Internacional da Literacia