Asset Publisher Asset Publisher

"As Cores da Cidade Cinzenta" – Campanha sensibiliza os mais pequenos para a eliminação da Discriminação Racial

Imagem em Destaque
"As Cores da Cidade Cinzenta" – Campanha sensibiliza os mais pequenos para a eliminação da Discriminação Racial
O ACM e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas, lançaram no dia 5 de abril, na Escola Básica Maria Lamas, uma campanha de sensibilização no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, dirigida às crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, e que consiste na apresentação do livro "As Cores da Cidade Cinzenta".
Esta ação de sensibilização decorreu em presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Presidente da autarquia de Odivelas, Hugo Martins, e da Diretora deste estabelecimento escolar, Ana Gralheiro.
O lançamento deste livrinho para crianças, que é também uma história para colorir, sendo por isso acompanhada por um estojo com 6 lápis de cores em tons de pele, ficou marcado por uma pequena encenação, alusiva à temática da eliminação da discriminação racial, com as crianças do pré-escolar do Jardim de Infância "Meninos e Meninas de Todas as Cores" e que eterneceu todos os que assistiram.
Rita Garcia Fernandes, a autora do livro, com ilustração de André Filipe, marcou também presença no evento.
 
" (…) somos capazes de ter o mundo todo no nosso coração"
 
"Nós somos um país muito especial, pois somos capazes de ter o mundo todo no nosso coração", afirmou o Ministro Adjunto, dirigindo-se às crianças. "A capacidade de perceber que termos amigos de todas as cores, mas com coração igual ao nosso, é o que nos faz especiais", acrescentou Eduardo Cabrita.
Esta ação de sensibilização para as crianças assenta na forte influência dos valores na construção da personalidade dos mais novos. "Esta é uma idade certa para lançar as sementes para a eliminação da discriminação racial", considerou o autarca.
"Esta é uma iniciativa brilhante", elogiou a diretora do estabelecimento escolar, sublinhando a relevância da aposta na sensibilização das crianças do pré-escolar para a eliminação de atitudes discriminatórias, sendo esta "uma alavanca para o sucesso posterior".
A narrativa de "As Cores da Cidade Cinzenta" pretende motivar as crianças para a descoberta dos valores fundamentais de conduta e vida em sociedade. Na edição em papel desta história infantil, os destinatários vão poder utilizar os lápis com tons cor de pele para colorir as páginas assinaladas, participando, desta forma, na conclusão do livro.
A encerrar a ocasião, as crianças da escola ofereceram os seus desenhos, alusivos à temática em questão, devidamente emoldurados.

Neste dia, e a marcar a iniciativa, todas as creches dos estabelecimentos de ensino público em território nacional receberam um Kit com um exemplar do livro e uma caixa de 6 lápis com tons cor de pele.

Conheça o livro "As Cores da Cidade Cinzenta"


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.