Asset Publisher Asset Publisher

1.ª Reunião do Subcomité do Conselho da Europa sobre Mulheres Migrantes

Imagem em Destaque
1.ª Reunião do Subcomité do Conselho da Europa sobre Mulheres Migrantes
O Subcomité do Conselho da Europa sobre Mulheres Migrantes (GEC-MIG) reuniu pela primeira vez nos dias 1 e 2 de outubro de 2020, por videoconferência, para debater os conteúdos e a abrangência da Recomendação sobre mulheres migrantes que deverá ser redigida por este grupo de trabalho.
Nesta primeira reunião, que contou com intervenções de outros órgãos do Conselho da Europa e de três organizações da sociedade civil de mulheres migrantes, a representante de Portugal neste Subcomité e Coordenadora da Equipa de Projeto sobre Desigualdades Interseccionais do ACM, Vera Eloi da Fonseca, foi eleita Presidente da Comissão de Redação.
A jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pertinente para a temática, os desafios que as mulheres migrantes e refugiadas enfrentam e as provisões relevantes no âmbito da Convenção do Conselho da Europa da Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica (Convenção de Istanbul) foram alguns dos assuntos em debate.  
As políticas relacionadas com mulheres migrantes, refugiadas e requerentes de proteção internacional vão continuar a ser debatidas na próxima reunião, agendada para os dias 14 e 15 de dezembro de 2020.
O Subcomité do Conselho da Europa sobre Mulheres Migrantes, subordinado à Comissão de Igualdade de Género, é constituído por oito Estados-Membros (Áustria, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Sérvia e República da Eslováquia), ainda que todos os Estados-Membros possam enviar representantes adicionais.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.