Asset Publisher Asset Publisher

ACM associa-se ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Imagem em Destaque
ACM associa-se ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) associa-se à celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de dezembro, e estará presente na videoconferência do Programa Nunca Esquecer, promovida pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), esta sexta-feira, pelas 10h00. 
A sessão conta com as intervenções da Comissária do Projeto Nunca Esquecer, Marta Santos Pais, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
A participação na videoconferência está sujeita a inscrição através do e-mail ceae.idi@mne.pt
No seguimento da conferência, será inaugurada, nos Claustros das instalações do MNE, uma placa em memória dos diplomatas portugueses que salvaram vítimas do regime nazi durante a II Guerra Mundial.
O Programa Nunca Esquecer surge no ano do 75.º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas e dos Julgamentos de Nuremberga e assinala os 80 anos sobre o salvamento de milhares de pessoas por Aristides de Sousa Mendes durante a II Guerra Mundial, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus. O Programa evoca as mortes e perseguições durante o Holocausto, bem como as vagas de refugiados que procuraram abrigo em Portugal e a ação corajosa de salvadores portugueses. 
Uma das iniciativas deste Programa é o Prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses - Holocausto, valores universais, humanismo e justiça», uma distinção honorífica e de natureza não pecuniária entregue às autarquias que, por sua iniciativa ou em articulação com a sociedade civil, promovam práticas, programas ou projetos de elevado mérito e interesse público. A Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, integra o júri deste Prémio Autárquico. 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.