Asset Publisher Asset Publisher

ACM e PSP “Juntos Por Todos”

Imagem em Destaque
ACM e PSP “Juntos Por Todos”
O ACM e o Comando Nacional da PSP assinaram, no dia 1 de julho, no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, um protocolo de parceria que prevê a formação interinstitucional, para promover a interculturalidade e prevenir a conflitualidade.
O protocolo que cria o programa “Juntos Por Todos” foi assinado pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pelo Diretor Nacional da PSP,  Superintendente-Chefe Luís Farinha, e homologado pela Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.
Esta parceria entre o ACM e a PSP visa não só a formação de cerca de 1000 agentes afetos ao policiamento de proximidade, nas áreas da integração e da gestão da diversidade cultural, mas também a formação dos colaboradores e técnicos do ACM nas áreas de atribuições, organização e intervenção da PSP e nas temáticas do delito e ação das forças de segurança.
Nos discursos que seguiram a assinatura, os dois governantes reafirmaram a importância da cooperação entre as duas instituições, na promoção da interculturalidade na sociedade portuguesa e do conhecimento mútuo, na prevenção da conflitualidade e no reforço da segurança.
Na sua intervenção, a Ministra da Administração Interna assegurou que este programa “vai, de facto, reforçar os conhecimentos e competências, não só dos profissionais do ACM, mas também dos elementos da PSP, nas temáticas que dizem respeito à diversidade cultural e ao diálogo intercultural.
Já o Ministro Adjunto afirmou que este protocolo “representa a confluência de dois percursos de trabalho em conjunto, de afirmação de direitos de cidadania, de direitos que nós reconhecemos àqueles que procuram Portugal” e, portanto, dele “resultará seguramente o aprofundamento da cidadania e o reforço da segurança”. “Estou certo que a PSP e o ACM, à altura do melhor das suas tradições, do melhor do seu percurso, afirmado por um trabalho em comum nos últimos anos, com este protocolo poderão ir ainda um pouco mais além”, concluiu Eduardo Cabrita.
Notícias relacionadas:

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.