Asset Publisher Asset Publisher

ACM e UA inauguram 100.º CLAIM

Imagem em Destaque
ACM e UA inauguram 100.º CLAIM
O centésimo Centro Local de apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) foi inaugurado no dia 07 de junho, na Universidade de Aveiro. A UA, que acolhe cerca de 2.000 alunos estrangeiros, de 90 nacionalidades, tornou-se assim na primeira universidade portuguesa a receber um CLAIM. Uma iniciativa pioneira que se espera venha a inspirar outros estabelecimentos do ensino superior.
A cerimónia de inauguração decorreu no Espaço UA_Intercultural, na presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, e do Reitor da Academia de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.
Na ocasião, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa saudou o pioneirismo da UA e expressou a expetativa de que este seja o primeiro de outros centros em campus universitários. “Mas estou certa que este é apenas o primeiro CLAIM a nascer numa universidade. Outras procurarão seguir esta ideia da UA que tem a partir de agora o peso da responsabilidade de fazer funcionar este centro, já que essa é a melhor maneira de conseguirmos generalizar esta ideia”, sublinhou Mariana Vieira da Silva.
O Reitor da Universidade de Aveiro destacou a importância do momento, “porque facilita novas ferramentas de integração e acolhimento” à comunidade académica internacional da UA que, pensada há muito para a internacionalização, conta com cerca de 2.500 pessoas, entre estudantes, pessoal técnico, administrativo e de gestão, investigadores e docentes. O CLAIM da UA materializa, assim, uma aposta no reforço do apoio institucional ao acolhimento e à integração daquela comunidade.
O novo centro contará com a colaboração de técnicos habilitados e atendimento personalizado para prestar informação geral e apoio especializado em áreas diversas tais como a regularização da situação em Portugal, a atribuição da nacionalidade, o alojamento, o reagrupamento familiar, as matérias de índole profissional, o acesso aos serviços de saúde, ao ensino e à formação, ao empreendedorismo, entre outros assuntos.
Com a inauguração do CLAIM da UA, a Rede CLAIM alcança os 100 centros instalados em território nacional, resultado de parcerias estabelecidas entre o ACM e autarquias ou entidades da sociedade civil, aos quais se somam os três Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa, no Porto e em Faro.
Artigo: ACM com Universidade de Aveiro
Fotografias: Universidade de Aveiro
Artigos relacionados:

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.