Asset Publisher Asset Publisher

ACM em conferência internacional sobre gestão e coordenação de fundos comunitários

Imagem em Destaque
ACM em conferência internacional sobre gestão e coordenação de fundos comunitários
O ACM participou, no dia 27 de junho, em Bruxelas, em conjunto com outros representantes nacionais, na Conferência "Integration of migrants: Ensuring an effective coordination and use of EU Funds". No encontro, o Instituto foi representado pela Coordenadora da Equipa de Fundos e Apoio Financeiro (EFAF), Tatiana Botelho, que apresentou, em dois momentos distintos, a experiência portuguesa na gestão e coordenação de fundos comunitários no financiamento da integração de pessoas migrantes.
A Conferência, que durou um dia, reuniu as entidades gestoras de diferentes fundos, como FAMI, FSE, FEDER, FEAC, ERASMUS+ e FEADER, dos vários Estados-Membros, com o objetivo de discutir estratégias para aperfeiçoar a coordenação e a criação de sinergias entre os fundos comunitários.
A sessão de trabalho foi inaugurada com um painel, moderado pela diretora executiva do Migration Policy Institute, Hanne Beirens, em que participaram representantes da Comissão Europeia, nomeadamente das DG HOME, DG EMPL e DG REGIO, que destacaram as propostas da Comissão Europeia para o próximo período de programação 2021-2027. O momento contou também com as intervenções da Coordenadora da EFAF do ACM, em representação de Portugal, e de Tatiana Esposito, representante de Itália, centradas nas boas-práticas de gestão e coordenação de fundos comunitários para a integração de pessoas migrantes que têm sido desenvolvidas nos respetivos países.
Durante a tarde, realizaram-se vários workshops sobre temas relevantes na área dos fundos comunitários, que combinaram métodos expositivos e interativos, fomentando a participação ativa de todos os/as participantes, e em que foram expostos exemplos e experiências diversas. Na ocasião, o ACM produziu também, seguido pela Finlândia, uma das apresentações que abriram o workshop "Tools, processes and methods to improve coordination of EU Funds for integration", ação esta que teve o maior número de participantes.
Além do ACM, presenciaram o encontro, por parte de Portugal, a Vogal do Conselho Diretivo do POISE e representantes da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), enquanto Autoridade Responsável do FAMI, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., da Direção-Geral de Educação, do Programa Operacional da Madeira e da Câmara Municipal de Lisboa.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.