Asset Publisher Asset Publisher

ACM realizou Webinar sobre Bolsas e Oportunidades no Ensino Superior

Imagem em Destaque
ACM realizou Webinar sobre Bolsas e Oportunidades no Ensino Superior
O ACM realizou no dia 15 de setembro o Webinar “Apoios para o Ensino Superior: Bolsas e Oportunidades”. A sessão contou com as intervenções da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
Na sessão de abertura, a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, defendeu a importância da qualificação para reduzir as desigualdades sociais e destacou que esta iniciativa serviu para mostrar as possibilidades e oportunidades no ensino superior, sobretudo no interior, frisando que a mobilidade do litoral para o interior pode valer mais apoios sociais, benefícios fiscais e um custo de vida inferior.
Estas possibilidades e oportunidades foram desenvolvidas nas intervenções da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, sobre a “Atratividade dos Territórios do Interior para Estudantes Nacionais e Internacionais”, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que inclui uma apresentação relativa ao “Apoio Social no Ensino Superior” pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).
O Webinar contou ainda com os testemunhos de Natália Serrana, estudante universitária no Mestrado de Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo e bolseira OPRE, e de Wanderley Antunes, estudante universitário no Mestrado em Administração Autárquica e bolseiro da DGES.
Na sessão de encerramento, a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, referiu o processo de recolha e sistematização de informação sobre as bolsas disponibilizadas pelos municípios para estudantes do ensino secundário que pretendam ingressar no ensino superior, que está a ser desenvolvido pelo ACM com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através do seu representante no Conselho para as Migrações. “Estas iniciativas contribuem para reduzir as desigualdades que possam existir no acesso ao ensino superior”, concluiu.
A ação, que integrou as comemorações do 20.º aniversário do Programa Escolhas, reuniu participantes e equipas técnicas de Projetos Escolhas, estudantes do 12.º ano, candidatos/as ao Ensino Superior, estudantes universitários e encarregados de educação.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.