A partir desta quinta-feira, dia 1 de setembro, os atendimentos na Rede Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (RNAIM) passam a ser realizados através de uma nova plataforma de Customer Relationship Management (CRM) que permite melhorar a rede de atendimento ao público do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e dos seus parceiros. O Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis, esteve presente no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) em Lisboa para assistir ao lançamento da plataforma.
Esta plataforma, através da qual se encontram a funcionar os quatro Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) e, em breve, os mais de 150 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), permite assegurar um maior controlo e unificação dos dados de atendimento e uma melhor gestão de processos.
O novo sistema CRM permite aos Centros Locais agendar reuniões remotas com consulta de agenda nos quatro Centros Nacionais e, com esse agendamento, estabelecer uma videoconferência que se revela uma poupança de custos no contexto das pessoas imigrantes.
A plataforma possibilita também a integração do atendimento de Call Center com os dados existentes dos cidadãos e cidadãs imigrantes e facilitará a gestão de processos de atendimento, permitindo gerir múltiplos temas em paralelo.
Por fim, os dados de classificadores estatísticos entre Centros Nacionais e Locais foram uniformizados e atualizados o que irá beneficiar a análise estatística e a capacidade de decisão do ACM sobre o atendimento à população migrante em Portugal.
A utilização desta Plataforma será disponibilizada à Rede CLAIM a partir do dia 1 de outubro.