Asset Publisher Asset Publisher

Comissão Europeia aprova candidatura do ACM para 2.ª edição do Projeto PLICC

Imagem em Destaque
Comissão Europeia aprova candidatura do ACM para 2.ª edição do Projeto PLICC
A Comissão Europeia aprovou a candidatura apresentada pelo ACM, no âmbito do Programa da União Europeia de Direitos, Igualdade e Cidadania (2014-2020) – “REC”, na sigla em língua inglesa –, para uma segunda edição do projeto de conceção de Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC).
A nova edição do projeto (PLICC2), que será implementada em breve e terá a duração de 24 meses, prevê o acompanhamento dos 12 Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas concebidos na primeira fase e a criação de 6 novos Planos Locais, a implementar por municípios portugueses que serão seleccionados posteriormente.
O acompanhamento dos 12 primeiros Planos Locais, através da criação ou fortalecimento de plataformas e ou grupos de trabalho locais, e o envolvimento de novos municípios para a elaboração de Planos Locais, tendo por base a metodologia já testada, são os objetivos desta segunda edição.
A candidatura apresentada tem por base a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2022 (ENICC) que, entre os seus objetivos específicos, prevê a melhoria da eficácia na implementação das suas medidas aos níveis nacional, regional e local.
A primeira edição do projeto foi executada entre junho de 2018 e julho de 2019, tendo a criação de 12 Planos Locais (dois intermunicipais), decorrido entre novembro de 2018 e abril de 2019, com o envolvimento de 14 municípios, que abrangem as cinco regiões de Portugal Continental: Albufeira, Almada, Barcelos, Borba, Castelo Branco, Estremoz, Évora, Figueira da Foz, Matosinhos, Moura, Mourão, Oeiras, Porto e Tomar. Os dois Planos intermunicipais foram concebidos por Borba e Estremoz, e por Moura e Mourão.
O projeto, que se baseou num processo de investigação-ação para o desenvolvimento de uma metodologia para o desenho de PLICC, contou ainda com a cooperação dos municípios de Seixal e Torres Vedras, considerados como peritos de experiência, cujas práticas para a integração das comunidades ciganas foram partilhadas e disseminadas em visitas guiadas realizadas nessas localidades. O “Guia para a Conceção de Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas” foi um dos resultados finais desta primeira edição.
O projeto PLICC2 será cofinanciado pelo Programa da União Europeia de Direitos, Igualdade e Cidadania (2014-2020).

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.