Asset Publisher Asset Publisher

Comunicado

Imagem em Destaque
Comunicado
No dia 8 de novembro de 2019, o Alto-comissariado para as Migrações, I.P. reuniu nos Paços do Concelho do Município de Borba, no sentido de refletir sobre os acontecimentos do passado dia 2 de novembro, tendo os presentes demonstrado a sua preocupação com o sucedido mas, sobretudo, consensualizado a necessidade de implementar medidas que possibilitem ultrapassar o presente momento, com vista à continuação e ao reforço de um caminho de aproximação  mútua que vinha a decorrer nos últimos tempos.
Sendo o município de Borba um dos 14 municípios pioneiros na adoção de Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas, estando igualmente a decorrer um projeto do Programa Escolhas desde Março de 2019, reiteraram os presentes, não apenas reforçar a importância pela continuidade dessas iniciativas, bem como avançar no imediato com a implementação de um conjunto de outras medidas que permitirão ultrapassar o momento atual e pugnar por uma contínua e gradual aproximação entre as comunidades cigana e não cigana, designadamente através do recurso à mediação intercultural.
Por fim, os presentes sublinharam a permanente necessidade de salvaguardar um clima de tolerância e não-violência face à manifestação de apoio convocada para o dia 9 de novembro, na medida em que a mesma, podendo ser legítima, poderá facilmente assumir outros contornos que em nada contribuirão para a serenidade e o retorno à normalidade que, felizmente, é o padrão normal de funcionamento desta comunidade.
O ACM reuniu, também, com os Bombeiros Voluntários de Borba tendo os mesmos manifestado disponibilidade para colaborar nas propostas acima detalhadas. O ACM encontrou-se, ainda, com elementos da comunidade cigana local que, igualmente, se comprometeram a colaborar no sentido de uma estratégia colaborativa que envolva todas as partes.
 

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.