Asset Publisher Asset Publisher

Comunidades religiosas debatem Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género

Imagem em Destaque
Comunidades religiosas debatem Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género
Os representantes de várias comunidades religiosas presentes em Portugal reuniram-se esta sexta-feira, dia 12 de julho, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, para uma Ação formativa/informativa sobre “Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género”, promovida em parceria pelo ACM e pela  Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), com o objetivo de promover uma melhor compreensão, entre as várias confissões, das questões da Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, bem como do enquadramento nacional e internacional das políticas de intervenção nestas áreas. A Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, deu início à sessão.
Esta iniciativa resultou de uma reunião, realizada no último mês de março, entre a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e representantes das 13 confissões religiosas membros do Grupo de Trabalho do Diálogo Inter-religioso (GT DIR), dinamizado pelo ACM: Aliança Evangélica; Comunidade Islâmica de Lisboa; Igreja Adventista; Igreja Católica; Associação Buddha’s Light; Igreja Presbiterana; Mórmons; União Budista Portuguesa; Comunidade Ismaelita; Igreja Lusitana; Comunidade Israelita de Lisboa; Fé Bahá´i e Comunidade Hindu.
Este Grupo de Trabalho do Diálogo Inter-religioso, criado pelo ACM com o propósito de promover o diálogo e dar visibilidade às comunidades religiosas como espaço de vivência de cidadania e de integração de cidadãos migrantes, procura analisar o panorama geral da diversidade religiosa em Portugal, avaliar respostas conjuntas a acontecimentos de base religiosa e social e propor atividades que contribuam para a promoção do Diálogo Inter-religioso em Portugal.
As formadoras, Elsa Faria e Sara Moreira, da CIG, abordaram os conceitos, a legislação nacional e internacional, bem como os recursos nacionais e estratégias de prevenção em Igualdade de Género e em Violência Doméstica.

                                            


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.