Asset Publisher Asset Publisher

Dar visibilidade às “Mulheres Africanas em Portugal”

Imagem em Destaque
Dar visibilidade às “Mulheres Africanas em Portugal”
O ACM e a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) realizaram na terça-feira, dia 22 de outubro, na sede desta associação, em Lisboa, o lançamento da publicação “Mulheres Africanas em Portugal: O Discurso das Imagens (séculos XV-XXI)”. A iniciativa, promovida no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2015-2024), contou com as intervenções da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, da autora Isabel Castro Henriques e da representante da BYP, Claudina Correia, e a presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado. A atividade terminou com um momento cultural pelo músico Marcos Aganju.
Na ação, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade destacou a importância desta iniciativa e da necessidade de “resgatar ativamente o papel e lugar de afrodescendentes no passado, presente e futuro do nosso país”, com um olhar particular para o lugar das mulheres negras e africanas na sociedade portuguesa e na sua abordagem de experiência às discriminações múltiplas e interseccionais. Um processo de visibilidade e de empoderamento que, de acordo com Rosa Monteiro, “está em marcha, nas mais variadas esferas e que faz parte da nossa abordagem de política pública de igualdade e não discriminação, assente numa visão estrutural e intersecional da discriminação e numa perspetiva concertada e suportada em conhecimento científico”.
Um movimento também materializado nesta publicação que resulta da colaboração entre a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o ACM e a autora, com o apoio da Batoto Yetu Portugal (BYP), e que narra uma história da integração, através do trabalho e outras vertentes da vida quotidiana, mas também reveladora de duros preconceitos sociais, desde o século XV ao XXI.
A esta edição somam-se outras duas, da mesma autoria e colaboração, lançadas em julho de 2019 – “Roteiro Histórico de uma Lisboa Africana Séculos XV-XXI” e “A Presença Africana em Portugal, Uma História Secular: Preconceito, Integração, Reconhecimento (Séculos XV-XX)” –, bem como várias iniciativas com o mesmo objetivo: expor e reconhecer o legado e a presença de afrodescendentes, e promover a igualdade.
Isabel Castro Henriques é presidente do Centro de Estudos Africanos da História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa, membro do Comité Científico Internacional do Projeto UNESCO "A Rota do Escravo" (Paris) e presidente do Comité português do mesmo projeto.
A Década Internacional de Afrodescendentes surge da Declaração e Programa de Ação de Durban, da 3.ª Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância, assentando nos domínios: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e discriminação múltipla ou agravada das pessoas de descendência africana. Neste âmbito, as Nações Unidas urgem os Estados a desenvolver atividades em prol do pleno aproveitamento dos direitos económicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas de descendência africana, bem como a sua participação plena e igualitária em todos os aspetos da sociedade.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.