Asset Publisher Asset Publisher

Dia Internacional das Pessoas Ciganas - ACM lança novo Programa de debate entre mulheres ciganas

Imagem em Destaque
Dia Internacional das Pessoas Ciganas - ACM lança novo Programa de debate entre mulheres ciganas
O ACM irá lançar um novo Programa dedicado ao debate entre mulheres ciganas. A iniciativa, intitulada Círculos de Fala de Mulheres Ciganas, foi anunciada no dia 8 de abril,  na cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, realçando que “É preciso dar a voz às mulheres ciganas – são elas que fazem a mudança!”.
O anúncio foi feito no seguimento do Encontro Mulheres Ciganas Portuguesas no Século XXI, realizado dia 6 de abril, no CNAIM de Lisboa, igualmente no âmbito das celebrações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, e que reuniu várias mulheres ciganas numa pequena Tertúlia. A Secretária de Estado, que marcou presença também nesta ocasião, não deixou de louvar a iniciativa: “foi um momento muito inspirador”, que veio mostrar que “o caminho já está a ser desbravado por estas mulheres para que outras, no presente e no futuro, possam fazer também o seu caminho”.
Um percurso “de consciência e orgulho, de capacitação e escolarização, de emprego, de autonomia financeira e ainda um caminho de referência para os seus filhos e filhas e outras mulheres ciganas” acrescentou ainda Rosa Monteiro.
A Secretária de Estado, que interveio na Sessão de Abertura da cerimónia, realçou ainda que, a par deste dia de “celebração de culturas e de pertenças comuns e diferentes”, não se pode esquecer “a intolerância e a exclusão que, infelizmente, ainda justificam assinalarmos mais este dia internacional”.
 
Programa de Apoio ao Associativismo Cigano 2019 – 8 Associações assinam Protocolos
“Queremos celebrar hoje, sobretudo, as conquistas de cidadãos e cidadãs que agarram o seu destino em conjunto, em coletivo”, salientou Rosa Monteiro, num dia em que se procedeu também à sessão de assinatura dos protocolos com as 8 associações de pessoas ciganas que viram os seus projetos aprovados pela III edição do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC) 2019. “Assinalamos assim mais uma edição de apoio técnico e financeiro ao associativismo cigano”, afirmou Rosa Monteiro.
Dirigindo-se às associações, a governante destacou a  “iniciativa, a capacidade de ação, a inovação e a participação no desenho e implementação connosco de uma política pública eficaz na inserção social e empoderamento das pessoas ciganas”.
Os projetos agora apoiados estruturam a sua ação em torno das prioridades dessa mesma política pública nomeadamente, o incentivo à participação das comunidades ciganas, enquanto exercício de cidadania, a promoção do combate à discriminação e sensibilização da opinião pública, o investimento em estratégias de empoderamento das mulheres ciganas, a valorização da história e cultura das comunidades ciganas, o reconhecimento dos valores da cultura cigana no contexto da sociedade portuguesa, bem como a sensibilização das instituições públicas para a mediação intercultural.
 
Estratégia Nacional de Apoio à Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)
Todas estas prioridades “visam promover as ações que concorrem para a execução da Estratégia Nacional de Apoio à Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)”.
Rosa Monteiro salientou, a este nível, as ações isoladas na área da educação, como a atribuição das Bolsas de Ensino Superior através do Programa Operacional de Promoção da Educação - OPRE e o novo Programa, a lançar em breve, de atribuição de cerca de 100 bolsas para o Ensino Secundário. Na área da inclusão social e educação não formal, a Secretária de Estado louvou o facto de 71% dos projetos da 7.ª Geração do Programa Escolhas, do ACM, envolverem crianças, jovens e famílias ciganas e integrarem 10 Dinamizadores Comunitários/as ciganos/as.
Rosa Monteiro elogiou  igualmente o novo protagonismo da mediação intercultural, através 3.ª edição do ROMED - Governação Democrática e Participação Comunitária Através da Mediação e do Programa de Mediação Municipal Intercultural, que envolve 12 equipas municipais, 42 mediadores/as e 20 pessoas ciganas, permitindo a integração em oportunidades de emprego de 36 pessoas ciganas.
 
Etnoficção “Entre os Montes”
A Cerimónia incluiu ainda o visionamento da Etnoficção “Entre os Montes”, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana (APODEC), em parceria com a Associação de Apoio e Segurança Psico-Social (AASPS), e produzida pelo CRIA - Laboratório Audiovisual Polo ISCTE-IUL, com financiamento do ACM, através do PAAC 2018, assim como a realização de um pequeno debate moderado por Luísa Ferreira Malhó, Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do ACM, que reuniu Adérito Montes, Presidente APODEC, Sónia Matos, Vice-Presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) e Luís Romão, Líder da Associação Sílaba Dinâmica.
 
Prémio OBCIG 2019 – Empresas Integradoras
A terminar a sessão, a Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), Maria José Casa Nova,  entregou à empresa dst group,  o Prémio OBCIG 2019 – Empresas Integradoras, pelo seu papel fulcral na integração laboral de pessoas ciganas.
Uma empresa “com princípios e práticas integradoras que faz face à prioridade de inserção de pessoas ciganas no mercado de trabalho”, num quadro em que ainda há muito a fazer, não em relação à integração no mercado de trabalho mas também às situações de discriminação no acesso ao emprego.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.