Asset Publisher Asset Publisher

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebrado por todo o país

Imagem em Destaque
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebrado por todo o país
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio, foi celebrado por todo o país com diversas iniciativas, como conferências, encontros, ações de formação e exposições, com o objetivo de promover a diversidade cultural como riqueza e verdadeiro ativo das sociedades. As atividades foram organizadas por municípios e entidades da sociedade civil, no âmbito dos Planos Municipais para a Integração de Migrantes (PMIM) ou das atividades dos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), assim como dos projetos do Programa Escolhas.
O Município de Viana do Castelo organizou a “Biblioteca Humana: A Diversidade e a nossa cidade”, na Escola Secundária de Monserrate, uma das atividades previstas na programação dos Encontros Interculturais, que decorrem de 17 a 29 de maio no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia comemorou a efeméride com um Ciclo de Conferências II Rota Intercultural de Vila Nova de Gaia | 2021. Organizada no âmbito do II PMIM de Vila Nova de Gaia, a iniciativa decorreu nos dias 21 e 22 de maio, contando com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, na sessão de abertura.
A Universidade de Aveiro, que dinamiza o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) UA, organizou o seminário “Ensino Superior Inclusivo: os desafios da diversidade cultural”. Reiterar a importância da promoção e respeito pela Diversidade Cultural, assim como destacar o papel dos jovens, da cultura como agente de inclusão, da relevância do diálogo intercultural na sociedade e em particular em contexto académico, foram alguns dos objetivos deste encontro que contou igualmente com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações.
Os CLAIM Guarda e de Loures dedicaram também o dia à educação. O primeiro coorganizou o webinar “Um Mundo Melhor começa pela Educação”, com agentes educativos e sociais, e o segundo uma sessão dedicada à diversidade cultural na Escola Secundária da Portela/Sacavém, integrada no projeto “Não te Risques do Mundo”.
No seguimento da execução do PMIM, o Município de Ferreira do Alentejo promoveu, com o CLAIM de Beja e o Serviço Municipal de Proteção Civil, uma ação conjunta de informação e sensibilização da comunidade migrante residente e a trabalhar no concelho, sobre direitos e deveres no acesso ao Serviço Nacional de Saúde, e sobre prevenção à COVID-19, tendo sido distribuídos folhetos informativos traduzidos em vários idiomas.
Em Oliveira do Bairro, o dia foi assinalado com várias exposições, contos multiculturais e dois workshops online, dedicados à cerimónia do chá e à gastronomia chinesa, respetivamente. Estas iniciativas integram a Semana da Interculturalidade, dinamizada no âmbito do seu Plano Municipal para a Integração de Migrantes, de 17 a 23 de maio.
A Câmara Municipal da Amadora realizou o Webinar “Diversidade Cultural na Amadora: construção de uma cidade inclusiva”. Promovido na esfera do III Plano Municipal para a Integração de Migrantes, a iniciativa contou com a participação da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira. A autarquia da Amadora dinamizou também, entre os dias 17 e 21 de maio, a Semana da Diversidade Cultural, em parceria com diversas instituições e envolvendo vários projetos desta temática implementados na cidade, e que englobaram ações de sensibilização e formação dirigidas a diferentes faixas etárias da população.
O Município de Castelo Branco assinalou o dia com uma apresentação animada com histórias que espelham a diversidade, e o CLAIM Loulé dinamizou uma sessão informativa destinada à população migrante com o objetivo de promover a sua integração.
Já Portimão assinalou o dia com o arranque da Semana Intercultural, que contou com a visita do ACM. A iniciativa decorre de 21 a 29 de maio, insere-se no âmbito da agenda de atividades do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) Portimão e pretende promover a partilha de experiências entre as mais de seis dezenas de comunidades estrangeiras a residir e a trabalhar no concelho, através de um programa de ações dedicadas à interculturalidade.
Além de terem participado em algumas destas ações, como a II Rota Intercultural, os projetos do Programa Escolhas realizaram ainda várias atividades de sensibilização, informação e promoção da Diversidade Cultural com os/as jovens participantes.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.