Asset Publisher Asset Publisher

Dia Nacional das Populações Ciganas: ACM promove Visita a Entidades, Associações e Projetos Locais

Imagem em Destaque
Dia Nacional das Populações Ciganas: ACM promove Visita a Entidades, Associações e Projetos Locais
O ACM promove esta quarta-feira, dia 24 de junho, uma visita a entidades, associações e projetos locais, que trabalham com e para as comunidades portuguesas ciganas, em Elvas e no Seixal. A iniciativa, que assinala o Dia Nacional das Populações Ciganas, conta com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
A ação é organizada pelo ACM com o objetivo de destacar o contributo, local e nacional, destas comunidades, contando também com a presença da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e do Vogal do Conselho Diretivo deste Instituto, José Reis.
A iniciativa inclui uma visita guiada por dois soldados portugueses ciganos ao Museu Militar de Elvas, o acompanhamento de filmagens do projeto “A Música Cigana a Gostar Dela Própria” e a primeira sessão de 2020 dos “Círculos de Fala de Mulheres Ciganas”. Além destas, estão previstas, ainda, reuniões com representantes da Sílaba Dinâmica – Associação Intercultural, da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) e da Agarrar Exemplos – Associação de Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas.
“A Música Cigana a Gostar Dela Própria” é um projeto do ACM, que pretende divulgar a riqueza e diversidade das culturas ciganas como parte integrante da cultura portuguesa. Esta ação é cofinanciada pelo PO ISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE), e conta com o apoio da Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP).
O ciclo de "Círculos de Fala de Mulheres Ciganas" decorre, desde 2019, em vários municípios do país com o propósito de juntar mulheres portuguesas ciganas de várias faixas etárias e promover a sua capacitação através da partilha de expetativas, desafios e experiências. As tertúlias são organizadas e dinamizadas pelas associações ciganas, com o apoio do ACM.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.