Asset Publisher Asset Publisher

Integração das comunidades ciganas - Programa ROMED avança para nova edição

Imagem em Destaque
Integração das comunidades ciganas - Programa ROMED avança para nova edição
As estratégias locais de integração das comunidades ciganas irão assumir uma nova dimensão com o arranque da 3.ª edição do ROMED - Governação Democrática e Participação Comunitária Através da Mediação. A cerimónia de lançamento desta nova edição decorreu esta quinta-feira, dia 31 de janeiro, no Palácio Foz, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
O ROMED, que será executado pela Letras Nómadas-Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, através de protocolo estabelecido com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, com a coordenação do ACM, I.P., irá dar continuidade à implementação de metodologias locais de integração das comunidades ciganas, através de mediação e participação ativas das próprias comunidades, em articulação com outras medidas de política Pública. A assinalar a nova edição do ROMED, a Secretária de Estado e os representantes da Letras Nómadas, Olga Mariano (Presidente) e Bruno Gonçalves (Vice-Presidente), assinaram a Carta de Compromisso.
“Este é um momento feliz e é uma honra assinar este compromisso convosco”, realçou Rosa Monteiro. “Vamos continuar a desenvolver este projeto em conjunto, sendo este um trabalho realizado não apenas para a comunidade cigana, mas sim para toda a sociedade”, apostando-se “numa intervenção local sistematizada e estruturada”, acrescentou.
Pedro Calado salientou os melhores resultados quando se trabalha não apenas "para as comunidades ciganas", mas sobretudo "através das comunidades ciganas”, envolvendo-as e incentivando a sua participação ativa nas ações planeadas em prol das suas necessidades.
O ROMED tem percorrido “um caminho de resultados”, tendo sempre o objetivo de “fazer mais e melhor”, adiantou ainda o Alto-comissário, destacando a visível “época dourada do associativismo cigano”, em que as associações têm ganho destaque através da criação e planeamento de iniciativas e projetos, sobretudo ao nível da Educação e Inclusão Social.
A Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), recentemente revista, ganhando uma nova e maior abrangência, constituíu uma oportunidade para colocar na agenda política a questão da ntegração das comunidades ciganas, mobilizando e sensibilizando as instituições em geral em torno da temática.
A ocasião contou ainda com as participações da Coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCIG), Maria José Casa-Nova, do Gestor dos Programas ROMACTED e ROMED, do Conselho da Europa, Marcos Andrade, da Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do ACM, Luísa Ferreira Malhó, e dos representantes de 8 municípios onde o programa foi já implementado.
Este Programa, que surge no âmbito do Programa Europeu de Formação de Mediadores, dirige-se a mediadores/as provenientes das comunidades ciganas, com o objetivo central de melhorar a qualidade e a eficácia do seu trabalho, promovendo uma melhor comunicação e cooperação entre as comunidades ciganas e as instituições públicas.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.