Asset Publisher Asset Publisher

Governo lança plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica

Imagem em Destaque
Governo lança plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica
É lançado esta quarta-feira, dia 9 de junho, um novo plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica. Com os desafios impostos pela pandemia COVID-19, e a aproximação do período de férias escolares e laborais considera-se essencial a ampliação e amplificação das formas de alerta social e de apoio às vítimas de violência doméstica.
Se a casa é um lugar seguro para a maioria das pessoas, para as vítimas de violência doméstica não é. Por essa razão e  durante todo o verão vão estar ativas as seguintes medidas de ação:
. Nova fase de divulgação da campanha #EuSobrevivi, bem como do folheto de conselhos úteis e informação com contactos locais. A campanha vai ser divulgada em vários órgãos de comunicação social de âmbito nacional e regional, municípios, esquadras e postos das forças de segurança, hospitais, tribunais, lojas e espaços do cidadão, entre outros. Mas também, através do Pacto Contra a Violência, será divulgada em meios de transporte de longo curso e urbanos – como a Rodoviária de Lisboa; Fertagus, o Metro de Lisboa e Porto –, postos de combustíveis da BP, hipermercados, rede de multibancos e postos dos CTT.
. Reforço do contacto junto de vítimas sinalizadas e apoiadas pelas forças de segurança, Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), Equipas de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) das unidades de saúde, Segurança Social e Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
. Divulgação de novas ferramentas da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género como o novo Guia de Recursos, o Manual de Atuação Funcional a adotar pelos Órgão de Polícia Criminal, o Guia de Intervenção Integrada junto de Crianças ou Jovens Vítimas de Violência Doméstica e a permanente monitorização e levantamento de necessidades das equipas da RNAVVD e dos demais agentes especializados/as.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade defende que “A persistência do crime de violência contra as mulheres e violência doméstica deve mobilizar toda a sociedade, de forma a que as mulheres e crianças tenham o apoio que devem ter das redes de vizinhança, das famílias, dos serviços especializados, dos serviços públicos. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encerrar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento. Este plano de reforço da prevenção e resposta congrega todas as partes a estarem ainda mais ativas no período crítico de férias escolares e laborais que se aproxima”.
A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para o 3060.
Aceda aos documentos:
Versões em árabebanglafrancêshindiinglêsmandarimnepalês e russo.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.