Asset Publisher Asset Publisher

Governo vai atribuir 25 bolsas de estudo a jovens ciganos(as)

Imagem em Destaque
Governo vai atribuir 25 bolsas de estudo a jovens ciganos(as)
No Dia Internacional dos Ciganos, o Governo anunciou o lançamento de um Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo para Jovens Universitários(as) das Comunidades Ciganas. A iniciativa prevê a atribuição de 25 bolsas, para o ano letivo 2016/2017, financiadas pelo Alto Comissariado para as Migrações. Além destas, o Executivo vai criar um novo programa de mediação intercultural, nomeadamente através da colocação de mediadores nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ).
Em comunicado, o Executivo explica que o programa nasce tendo por inspiração o bom resultado do projeto “Opré Chavalé” (Erguei-vos, jovens ciganos, na língua romani). Uma iniciativa promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com a Associação Letras Nómadas, e cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa EEAGrants, gerido pela Fundação Gulbenkian, com o objetivo geral de integrar jovens ciganos(as) no ensino superior. O projeto contou também com o apoio do Programa Escolhas (PE) e da Fundação Montepio.
Na sequência deste projeto, no passado dia 13 de fevereiro, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), na qualidade de entidade gestora do PE, assinou um protocolo de cooperação com Associação Letras Nómadas, que prevê a atribuição de oito bolsas de estudo a jovens das comunidades ciganas que, estando a frequentar o ensino superior, se encontram em risco de abandono.
Agora, o Governo, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, pretende alargar esta experiência a 25 outros jovens.
Além da atribuição de bolsas, o programa do Governo inclui também o acompanhamento dos alunos ciganos para prevenir o abandono escolar precoce. Para tal, o Executivo vai criar um novo projeto de mediadores socioculturais, nomedamente através dos mediadores das CPCJ que estão em territórios onde há comunidades ciganas, com a missão de contribuir para inverter a tendência do abandono, fazendo a ponte entre as famílias e as escolas.

Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.